Notícias / Especial / Coelhinho da Páscoa não trará apenas chocolate em 2017

Coelhinho da Páscoa não trará apenas chocolate em 2017

Para atrair o consumidor, redes de franquia apostam em alternativas de presente para a Páscoa

Compartilhe:   

Coelhinho da Páscoa não trará apenas chocolate em 2017: Para atrair o consumidor, redes de franquia apostam em alternativas de presente para a Páscoa


A Páscoa é a primeira data que movimenta o calendário do varejo do ano e, por isso, acaba sendo um primeiro termômetro acerca do consumo dos brasileiros, mostrando ao mercado o quanto pretendem gastar em presentes. Nesta época, diante dos altos preços dos ovos de Páscoa, as empresas do setor de chocolates apostam em novos canais de vendas, enquanto comerciantes de outros segmentos buscam oferecer alternativas de presentes mais em conta.

Um estudo realizado pelo Grupo Bittencourt captou as principais ações do varejo, e sobretudo, quais as ações das redes de franquias para esse período. A Páscoa pode ir muito além da tradição da troca de ovos de chocolates, o consumidor de hoje está aberto e busca alternativas. Com isso, as redes estão prontas para oferecer outras opções segmentos não relacionados com o consumo de chocolates e ovos de páscoa também se apropriarem da data para esquentar sua atividade econômica.

Com um perfil muito mais racional, o consumidor pode optar por presentes mais duradouros que sejam substitutos ao chocolate ou que o complementem. Economizando no bolso e não na criatividade, a associação de presentes com barras de chocolate ou bombons tem sido cada vez mais explorada, diminuindo assim o valor anteriormente investido no ovo de Páscoa tradicional.

“O baque econômico que afetou o mercado consumidor, também afetou as empresas que precisaram criar alternativas para se aproximar do cliente. Em 2017, ficou notório também que os ovos de páscoa perderam espaço para os presentes em geral. O ovo de chocolate concorre hoje com cosméticos e até mesmo vestuário” comenta Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt.

Dessa forma, para atrair o consumidor, a associação da Páscoa com os produtos e serviços ofertados pelas redes de franquia depende apenas de criatividade e adaptação. Veja algumas das ações de marcas franqueadoras que investiram na Páscoa identificadas pelo Grupo Bittencourt.

Bolo em vez de ovo!

A rede Bolo da Madre, franquia especializada em bolos artesanais, pensou em uma Páscoa diferente para seus clientes. Para fugir dos tradicionais ovos, apostaram as fichas nos bolos sabores cenoura trufado, cenoura com calda e chocolate simples, pensando no café da manhã ou na sobremesa do almoço em família. Para presentear quem tiver vontade, a loja oferece também as versões dos bolos em potinhos, disponíveis em diversos sabores, incluindo o de churros, considerado carro chefe da casa.

Nem só o chocolate serve a mesa

As novidades alcançaram até ceia de páscoa. A Deep Freeze, uma rede de franquias carioca especializada em alimentação caseira congelada possui um cardápio inteiro dedicado ao especial de Páscoa. Vão de pratos salgados a sobremesas, como o tradicional bacalhau salteado no alho.

A rede de franquias Sr. Sorvete também inovou seu cardápio para essa data especial. Na versão kids e tradicional, a sorveteria com mais de 20 anos de experiência traz a Taça de Páscoa, feita dentro de um ovo de páscoa de 125g, com recheio de sorvete e confeitos diversificados, são quatro opções no cardápio.

Para o McDonald’s por exemplo, a data representa uma grande fatia das vendas do ano do sanduiche McFish. Com a sexta-feira santa, a venda do sanduíche a base de filet de merluza cresce muito em relação ao restante do ano.

Para aqueles que precisam passar longe do açúcar, ou preferem sabores mais fortes como 80% de cacau por exemplo, a Empório Doll, uma franquia de produtos naturais, apostou em uma grande variedade de produtos saudáveis, sem glúten e sem lactose 

Um presente que dura

Mais racional, o consumidor pode preferir presentear com um item mais durável do que os chocolates. Redes como Hering Kids, Imaginarium e o Boticário apostaram nessa alternativa.

A Hering Kids criou uma coleção de pijamas com motivos de páscoa para meninos e meninas. Os produtos são entregues em caixinhas decoradas e podem agradar mesmo os mais afoitos ao chocolate.

Já a Imaginarium que sempre traz artigos de presentes diferentes e com design inovador fez uma parceria com a M&M e o cliente que compra uma caneca pote leva dois pacotinhos do chocolate.

O Boticário, que na cabeça do consumidor pode não ter relação direta com a data, também entrou na onda da Páscoa. A marca que possui cosméticos inspirados nos aromas de chocolate, doce de leite, chantilly e caramelo, criou kits promocionais para presentear. 

O calendário é para todos

Não importa o segmento que a empresa atue, desde o pequeno comércio à grande indústria, as datas comemorativas e que estão associadas à troca de presentes podem e devem ser aproveitadas por todos. Há muito espaço para usar a criatividade e impactar o consumidor de maneiras diferentes e oferecendo novas possibilidades de consumo seja qual for o serviço ou produto oferecido.

“Num momento em que o consumidor está mais racional, as empresas têm pelo menos duas alternativas: ou se diferencia pela proposta de valor ou vão cair na guerra de preço. O produto a ser oferecido em si pode não ser o diferencial, mas sim, tudo que está em seu entorno, como o ambiente, a experiência de consumo, a embalagem, ou mesmo a intenção da marca na elaboração da oferta. Uma coisa é certa, na Páscoa da retomada da crise, até o coelhinho vai ter que se reinventar”, conclui Claudia Bittencourt.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?