Notícias / Especial / Veja 4 franquias que focam no consumidor por meio das universidades corporativas

Veja 4 franquias que focam no consumidor por meio das universidades corporativas

No próximo dia 15 de Março se comemora o dia mundial do consumidor

Compartilhe:   

Veja 4 franquias que focam no consumidor por meio das universidades corporativas: No próximo dia 15 de Março se comemora o dia mundial do consumidor


Aprendizado coletivo e objetivo comum: esses são os dois pilares dos negócios que envolvem treinamento e cursos para os seus gestores. No mundo do franchising poucas redes oferecem imersão aos franqueados, ou seja uma noção plena dos moldes que a franqueadora persegue na entrega do produto e/ou serviço e as estratégias do negócio. Formar colaboradores, adotar a mesma “língua” entre franqueadora e franqueados e implantar uma cultura organizacional participativa pode ser a fórmula para expandir os lucros e deixar clientes satisfeitos.4

Em uma era em que cada nicho tem as suas peculiaridades, depender apenas do ensino regular ou universitário não é garantia de uniformidade de objetivo empresarial. Cada empresa tem os seus valores, missão e metas. A universidade corporativa, isto é treinamentos e cursos feitos para todos que compõem uma estrutura organizacional, ajuda a atingir um objetivo sinérgico independente do cargo de cada um.

Pensando nisso, essa lista mostra 4 franquias que adotam o conhecimento como propulsor de melhoria na administração do negócio e acreditam que a imersão do franqueado no negócio é a garantia do sucesso de uma nova franquia:

  1. Universidade do ensino ( Minds Idiomas)

Exiba imagens para confirmar leitura

Com mais de 100 franqueados e 73 escolas nas 5 regiões do país manter a mesma “língua” em cada unidade podia ser uma tarefa árdua para os sócios Leiza Oliveira e Augusto Jimenez da Minds. Entretanto, ambos enxergaram que por meio do conhecimento conseguiriam alcançar o objetivo comum da rede: fazer com que cada aluno da Minds aprendesse inglês no seu ritmo. Montaram a universidade Minds para todos franqueados e futuros franqueados aprenderem a gerir uma escola desde da parte administrativa a pedagógica. O ensino da gestão escolar deu tão certo que só no ano passado a rede faturou mais de 73 milhões de reais.

2. Universidade do asfalto (Único Asfalto)

A primeira e única franquia de asfaltos do mundo instalou a universidade do asfalto na cidade de São Paulo. É possível aprender a confeccionar o asfalto, operar a usina e gerenciar o estoque. Além disso, há lições de como realizar a captação dos clientes e se destacar no município que se pretende montar a franquia da Único. Líder no segmento, a Único Asfaltos faturou só em 2016 mais de 42 milhões de reais.

3. Universidade dos resultados (Petland)

Assim como ensino a distância, a rede de franquia de Pet Shop da marca Petland criou a troca de experiência e de conhecimento por meio de uma extranet batizada de universidade on line. Através da ferramenta franqueados e colaboradores compartilham informações sobre vendas, produtos e gestão. Como se trata de uma franquia internacional esse tipo de ensino facilita a troca entre franqueados brasileiros e estrangeiros, pois tudo é feito pela internet. Na universidade on line há mensuração de resultados e estoque que facilitam o controle de caixa. A Petland está presente em 11 países e tem mais de 150 unidades.

4. Universidade - Alimentos & Bebidas ( Rede Água Doce)

Para a franqueadora Água Doce não é só de franqueados e boa gestão que se faz excelência nos resultados. A universidade corporativa atende desde franqueados a barmen, gerentes e cozinheiros. Cada profissional tem acesso a um conteúdo destinado para a melhoria do seu dia a dia. Por meio da universidade toda a rede tem acesso a cursos online e presencial. Essa proximidade com o time rendeu mais de 150 milhões de reais de faturamento em 2016.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?