Notícias / Especial / Tecnologia é aliada do crescimento e expansão do franchising

Tecnologia é aliada do crescimento e expansão do franchising

Franqueados, franqueadores, fornecedores de tecnologia e consumidor final são beneficiados por soluções tecnológicas

Compartilhe:   

Tecnologia é aliada do crescimento e expansão do franchising: Franqueados, franqueadores, fornecedores de tecnologia e consumidor final são beneficiados por soluções tecnológicas


A tecnologia pode ser uma importante aliada do franchising. Do fluxo de caixa a soluções para o consumidor, em um mundo em que tudo e todos estão conectados ficar de mãos dadas com o passado pode ser um demérito capaz de fazer com que o seu negócio fique para trás.

Pensando no bem-estar e conforto dos seus clientes, a Barbearia Bar implantou dois sistemas para facilitar a organização logística na hora de agendar os serviços da barbearia: um aplicativo gratuito para agendamento online, disponível para Android e iOS, e um pager de espera.

De olho no fluxo de ligações, Marinaldo Oliveira, um dos sócios do local, verificou a urgência em criar algo que diminuísse o congestionamento do telefone. Após algumas pesquisas, o proprietário contratou uma empresa especializada em aplicativos para salões e solicitou a criação de um programa específico para atender sua clientela.

 “O investimento valeu a pena, conseguimos diminuir a demanda de espera no telefone consideravelmente. Hoje, o cliente que possui o nosso aplicativo pode visualizar a agenda com todos os horários disponíveis e agendar o serviço a qualquer momento”, destaca Marinaldo.

Quem já é cliente da Barbearia Bar também não precisa mais ficar preocupado e de olho na fila de espera nos dias de maior movimento, pois assim que ele entra no local interessado em realizar algum serviço, seja corte de cabelo, barba ou algum procedimento estético, recebe da recepcionista um pager numerado de espera. “Com esse aparelho o cliente fica mais tranquilo, pois ele tem certeza que está na fila para ser atendido. Ele pode aguardar sua vez na área externa, fazer compras ou ir a outros locais próximos sem preocupação”, explica Marinaldo. O pager tem um alcance de até 1km de distância e avisa o cliente quando chegou sua vez de ser atendido através de um sinal luminoso e vibratório.

O pager de espera, que possibilita os clientes a participarem da lista de chamada sem que precisem ficar estáticos no estabelecimento ou na frente da loja,  também é uma aposta da redes de restaurantes como Outback Steakhouse, The Fifties e Madero Steakhouse.

A Arquivei, uma startup de gerenciamento fiscal, atende grandes clientes como o McDonald's e Ragazzo.  O software da empresa é utilzado com empresas de todos os tamanhos, assim como franquias, para otimizar a logística de funcionamento. A ferramenta é capaz de ajudar os empreendedores a organizarem melhor o estoque, terem controle sobre entrada e saída de vendas, itens, serviços e planejar melhor decisões em geral.

Parece que as startups de tecnologia ganharam a confiança das franquias brasileiras. O Rei do Mate realizou parceria com a startup Uau-Fi, de Araçatuba (SP), que oferece um aplicativo “metamórfico”, que pode ser usado por diferentes redes de varejo. O cliente só baixa uma vez. Quando entra na loja do Rei do Mate, ele vira um app do Rei do Mate, com cardápio e promoções do dia. O aplicativo muda sozinho quando o cliente entra em outro estabelecimento com essa parceria.

Já a Vivenda tem um aplicativo próprio, que elimina as filas e já tem mais 2.500 clientes ativos. O aplicativo foi desenvolvido pela startup Onyo, fundada em 2014 por dois executivos brasileiros com experiência nos setores de software, financeiro e de consultoria. A companhia tem suas bases distribuídas entre São Paulo e Nova Iorque.

A WM10 Franchising, empresa de soluções em tecnologia de informação, reconhecida no mercado de software por meio de seus sistemas de gestão para lojas nas nuvens atua no setor de ERP (Enterprise Resource Planning), em português, Planejamento de Recurso Corporativo.

Isso nada mais é do que o próprio sistema de gestão de empresas nas nuvens. E os potenciais setores atendidos pela empresa são vestuário, calçados, bijuterias, acessórios, perfumaria, cosméticos, presente e conveniência.

“Temos um produto voltado para varejo, mas com algumas particularidades para cada ramo do setor, algumas diferenciações fundamentais para cada um deles. Um único sistema com configurações internas para atender as empresas lojistas que precisam ter controle total de seu negócios, mesmo quando o responsável está fora dele”, finaliza o CEO da WM10, Marcel Cardoso.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?