Notícias / Especial / 5 dicas valiosas para obter sucesso como franqueado

5 dicas valiosas para obter sucesso como franqueado

Compartilhe:   

O franchising é a porta que muitos empreendedores abrem para entrar no universo do empreendedorismo. O setor tem alcançado números que relatam esse fato. Mesmo diante de todos os eventos atípicos de 2014, como as eleições e a copa, o setor de franquias atingiu um aumento de 7,7% sobre o ano anterior. Para 2015, a expectativa é de que haja um crescimento do faturamento entre 7,5% e 9%. Todos os dados foram divulgados por meio de pesquisas elaboradas pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). 

As marcas que administram essas franquias existentes já possuem o know-how do mercado e estratégias de marketing prontas, proporcionando ao investidor a sensação de mais segurança e de um negócio certo. Talvez por isso, franquias fazem tanto sucesso.
 
Entretanto, apesar de ter o empreendimento pronto em mãos, não é apenas uma boa marca e um bom ponto que fazem o negócio ter sucesso; o empreendedorismo do franqueado faz toda diferença. E levar para a mesa de trabalho alguns itens como planejamento e estrutura são fundamentais para isso. 

Marcos Mendes é diretor executivo da Acquazero, rede de franquias especializada em limpeza ecológica automotiva, ele comanda cerca de 230 franqueados e relata que o sucesso de uma unidade não depende somente da rede. De acordo com ele, alguns itens são fundamentais para isso. “Dedicação e foco total ao negócio são os primeiros passos.  É de extrema importância que o franqueado esteja presente na operação.

Um bom plano de ação para divulgação da loja também faz muita diferença, seguida de excelência no atendimento e qualidade na execução dos serviços”, relatou.

Entretanto a lista não se resume somente a isso. Apesar de parecer complicado dirigir uma franquia, as dicas são simples e até o mais leigo no assunto, se segui-las, conseguirá obter uma empresa de sucesso. 

Siga os passos:

1. Entenda o negócio: Até mesmo franquias de marca forte, não estão livre de riscos. Sucesso é trabalho, é dedicação e empenho. Franquias oferecem treinamento, essa é a chance de aprender, questionar e começar a exercitar a imaginação do que é o dia a dia.

2. Amadurecimento: O aprendizado não termina com o fim do treinamento inicial. O franqueado de sucesso amadurece junto com o negócio, adapta-se ao novo mercado e à concorrência ao seu redor.

3. Absorver conhecimento do franqueador: Esse diálogo ajudará o negócio a crescer como um todo. Assim como o franqueado deve confiar, seguir e respeitar as regras da franqueadora, esta troca de experiências não deixa de ser uma forma de minimizar os riscos do negócio. 

4. Liderança: Desenvolver a sua capacidade de liderar a equipe de uma franquia é um dos segredos para o êxito do negócio. O franqueado deve sempre inspirar e motivar as pessoas que trabalham com ele, criando metodologias de incentivo à equipe.

5. Descartando o medo: Troque o medo de riscos, ele é inerente a novidades, por identificação de oportunidades. O franqueado deve enfrentar e não ter medo de correr riscos. Ele deve lembrar sempre que o seu bem mais valioso é o seu consumidor final e por isso deve aprender a valorizá-lo com seu trabalho bem feito, empenho e persistência. 

Operação de sucesso

A Acquazero procura sempre incentivar seus investidores a seguirem esses conceitos. E foi dessa forma, que Ian Kimura, franqueado da rede desde 2013, em São Bernardo do Campo fez. Por conta disso, conquistou o sucesso de sua unidade. “Dirijo uma unidade Prime, por dia atendemos cerca de 18 clientes. São consumidores fiéis, e a conquista deles, se deu pela qualidade do serviço oferecido claro, mas também pelas orientações que seguimos da rede”, disse. 
Kimura diz que o franqueado precisa entender o seu papel. “Quem pensa em abrir uma franquia precisa saber que a sua dedicação é o que fará a diferença. É estar além da presença na operação, mas planejar e estruturar a empresa. Acredito que no começo é fundamental a presença do dono ou alguém de sua inteira confiança, já que nos primeiros meses é que se cria a cultura da empresa e é nessa época que precisa estruturá-la bem, para colher os frutos depois”, relatou. 

E sobre o suporte que a rede oferece ao associado: “Acho que quem cria a demanda pelo suporte é o franqueado. Uns precisam mais, outros menos. O importante é a franqueadora conseguir prestar este suporte no momento que o franqueado precisar. A AcquaZero tem investido nisso e percebemos a melhora do suporte e a preocupação que eles tem com esse tema, o que eu acho muito bacana”, concluiu Ian.

Achiles França Júnior atua com uma unidade da rede há mais de um ano, em Patrocínio (MG). Assim como o caso citado acima ele relata que o apoio da marca é fundamental. “Já passaram por aqui mais de três mil veículos, aproximadamente 200 carros por mês, e a cada dia conseguimos aumentar nossa média de faturamento. Esta que cresceu 35% no segundo semestre de operação e vamos manter este ano o mesmo crescimento. E para atender darmos conta de atender essa demanda com total êxito foi primordial”, relatou. 

Júnior vai além, “Sei que ainda temos muito para crescer, mas queremos isso de forma organizada, planejada e sem perder a qualidade de nossos serviços. Estamos prosperando, isso se deve, é claro, a muito trabalho, seriedade e bons contatos. Ser um franqueado Acquazero foi uma decisão bem acertada, porque temos um grande apoio da franqueadora, principalmente no compartilhamento de informações estratégicas, que na concorrência não existe. O direcionamento de promoções nos ajudou a manter a média de faturamento constante, mesmo em períodos que naturalmente cairiam. Outro fator importante no sucesso da franquia é a venda de serviços complementares, fazendo com que o Ticket Médio de preços aumente consideravelmente, praticamente dobrando. Serviços como a Limpeza Ecológica mais o Enceramento, ou os serviços de Higienização Interna e Ar Condicionado são os que mais agregam valores tanto no faturamento quanto para o cliente, que realmente vê o resultado final”, informou.

Incentivo ao sucesso

E quando questionado sobre como a Acquazero auxilia para que seus franqueados alcancem esse êxito, a resposta é imediata: “Por meio dos nossos consultores remotos e de campo, mantemos um contato constante com nosso franqueado, com o intuito de manter nosso padrão de qualidade, acompanhar o desenvolvimento da loja e ajudar no desenvolvimento da mesma”, concluiu Mendes. 

Acquazero

A AcquaZero é uma rede de franquias especializada em lavagem ecológica e estética automotiva e tem se tornado referencial nas mais diversas regiões do país por agregar qualidade à sustentabilidade, somando mais de 230 unidades.
Um dos grandes diferenciais da rede é a inovação presente tanto na oferta de serviços quanto nas modalidades proporcionadas aos investidores. Atualmente, já são nove modelos diferentes de negócios: Licenciamento Básico, Licenciamento Plus, Licenciamento Express, Franquia Prime, Franquia Standard, Franquia Partnership, Delivery (com carro reboque), Franquia Gold e Máster Franquia. O valor do investimento é outro atrativo, a partir de R$ 4.800 já é possível se tornar um licenciado da marca, e o retorno varia entre seis e 18 meses (de acordo com a modalidade escolhida).

Entre os serviços oferecidos está o enceramento, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, impermeabilização de estofados, higienização de ar-condicionado, higienização interna (estofados, teto, laterais de porta e carpete), limpeza e hidratação de couro, revitalização de plásticos e revitalização/cristalização de pintura. Assim como citado anteriormente, para todos os serviços são utilizados produtos biodegradáveis ecologicamente corretos, gerando assim desenvolvimento sustentável.

SAIBA MAIS: FRANQUIA ACQUAZERO
OUTRAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS DE SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?