Início / Notícias / Especial / Investimento em desfile de moda faz shopping ampliar vendas

Investimento em desfile de moda faz shopping ampliar vendas

Mostrar novas coleções alcançou um incremento de quase 40% nas vendas

Investimento em desfile de moda faz shopping ampliar vendas
Sua Franquia Publicado em 31 de Dezembro de 2008 às, 20h56. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

Os shopping centers investirão, em 2009, cada vez mais em eventos como desfiles, exposições e ações ligadas ao segmento de moda, para estimular vendas até em épocas de pouco movimento. A ação tem levado lojistas a participarem de desfiles, para mostrar novas coleções, alcançando com a estratégia incremento de quase 40% nas vendas, como no Brasília Shopping, que pertence aos empreendedores Organizações Paulo Octavio e JC Gontijo.

De acordo com a gerente de Marketing do shopping, Ana Paula Junto Cunha, há um impulso imediato nas vendas com os desfiles. Nas duas edições de bazares realizadas este ano, acompanhadas de programações especiais e brindes aos clientes, foi registrado incremento de até 38% nas vendas. Durante os lançamentos de coleções, como a primavera/verão, o shopping busca ajudar os lojistas a divulgar as novidades e percebe um impacto de até 32% nas vendas, comentou a executiva, ao DCI.

Segundo Ana, mesmo em outras ações menos comerciais, como exposições, igual a que o Mall fez este ano com a marca de perfumes Carolina Herrera, ocorre aumento do fluxo de consumidores e conseqüentemente aumentam as vendas. "Criamos uma oportunidade de consumo, temos de incitar o consumidor e expô-lo ao novo, talvez ele nem entrasse em uma loja de perfumes antes", explica a gerente. Hoje, o shopping recebe 35 mil pessoas por dia, sendo 70% do mix - 150 lojas -, voltado vestuário, acessórios e calçados. "Somos um shopping mais intimista e o nosso público também é descolado, até o nosso slogan: 'Aqui tudo combina', está ligado à moda", diz. Apesar de estar 100% locado, o empreendimento ainda teve novas marcas em 2008. Foram inauguradas lojas de redes como Vivara, Calvin Klein e Le Lis Blanc.

Outro shopping que se destaca quando o assunto é moda e eventos é o Shopping Iguatemi, em São Paulo, administrado pela Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IESC). Seu calendário anual é lotado de eventos e o Mall é patrocinador de um das principais semanas de moda do País, a São Paulo Fashion Week, além de hospeda alguns de seus desfiles.

Para o gerente-geral do Iguatemi, Sandro Fernandes, a meta é trazer inovações nos eventos já no ano que vem, sendo grande parte da verba do shopping destinada a essa área, cujo valor de investimento para aperfeiçoar os desfiles tem crescido a cada ano e deve ser maior em 2009. "Fomentamos a moda brasileira e ela faz parte do nosso DNA Outras vantagens são o impacto nas vendas e o reforço da marca Iguatemi."

O gerente também acredita ser um dos únicos com um espaço de mil metros quadrados dedicado só a eventos e que pode ainda acomodar cerca de 500 pessoas para ver um desfile no shopping, que ele afirma ter o espaço mais caro de aluguel na América Latina. "Se recebermos dois desfiles por dia, já teremos um fluxo de mil pessoas a mais, e de um público classificado". Mais de 75% das lojas do shopping são do segmento de moda e o local ainda deverá passar por um processo de expansão no ano que vem.

No interior, há centros de compras apostando mais em eventos do setor. É o Campinas Shopping, administrado pela AD Shopping, que passou a realizar desfiles com participação dos seus lojistas, chamado de Campinas Shopping Collection. De acordo com Tatiane Piza, gerente de Marketing do Mall, a expectativa é que haja um crescimento de 11% na verba para a realização do evento em 2009 e o objetivo "é consolidar o evento, tornando-o referência na cidade, seja pelas celebridades que reúne ou pela variedade de lojas".

A gerente afirma que o evento é voltado ao consumidor final e quase 80% dos lugares disponíveis é destinado a convidados das lojas participantes. "Orientamos o lojista a convidar os melhores clientes, estratégia que além de estreitar relacionamento contribui para fidelizar, já que naquele momento o cliente sente-se especial e tem acesso às novidades em primeira mão." A executiva ressalta a vantagem do reforço de marca do empreendimento para apresentá-lo como "um novo shopping", mais completo e com franquias reconhecidas nacionalmente. Tanto que em 2008 foram inauguradas 8 novas lojas do segmento, entre elas, Lojas Renner, Hering e Taco, totalizando 40% do mix para moda.

Estímulo

Um dos maiores shoppings do País, o Shopping Center Norte, da família Baumgart, também passou a realizar desfiles para estimular as vendas em períodos em que o movimento é menor e aquecer as vendas de férias, por exemplo. De acordo com Gabriela Baumgart, gerente de Marketing do Center Norte, a meta é investir mais em desfiles ano que vem, sendo que este ano foram gastos R$ 750 mil em ações de marketing direto, para atingir compradores que freqüentam o Mall. Ainda "foi criado um jornal, com tiragem de 50 mil exemplares, mostrando tendências e dicas, que é distribuído gratuitamente aos freqüentadores", disse ela.

O modelo de realizar desfiles com lojistas também já é adotado pelo Shopping ABC, que pertence a BR Malls, e os faz durante o mês de setembro adiantando as próximas coleções. Segundo Elizabete Henriques, gerente de Marketing do shopping, "o desfile é uma excelente vitrine para as lojas", além de contribuir para o aumento do volume de negócios e de público. Só na última edição, o crescimento foi entre 10% a 30% para os lojistas. A loja de calçados Empório Naka, por exemplo, obteve crescimento de 15% nos negócios. Enquanto a Guaraná Brasil afirma que durante os desfiles teve um crescimento de público dentro da loja, além de incremento de 30% nas vendas, em comparação com a edição anterior.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?