Notícias / Especial / Franchising cresce em números e oportunidades

Franchising cresce em números e oportunidades

Compartilhe:   

Sistema de franquias oferece cada vez mais opções e bons negócios

O mercado de franquias no Brasil só tem números de crescimento em faturamento, em número de redes e de unidades. Nesse caso, aos interessados em franquias novas, com estrutura ainda pequena, estão no mercado, com início entre 2005 e 2007, seis redes de vários segmentos.

São elas: Magoweb (marketing digital e soluções para Internet); Prepara Cursos (educacional); Pele Arena Cafe & Futebol e Vanilla Café (cafeterias); Parmeggio (fast food); e Lavasecco (lavanderia). Uma das mais recentes é a Pele Arena Cafe & Futebol, montada em 2007. O franqueador, Alfredo Monteiro Junior, proprietário da empresa Profitto, conseguiu comprar direitos de uso da cafeteria no Brasil, por meio da Prime, empresa que detém no mundo todo os direitos de uso da marca Pelé.

Aproveitando a imensa gama de serviços oferecidos tendo a internet como foco, a rede Magoweb passou a oferecer marketing digital e soluções para Internet, lançada em 2007. O franqueador, Átila Genehr, explica que faz parte do trabalho do franqueado fornecer ao cliente soluções, por exemplo, para constar de maneira eficiente nos sistemas de busca; manutenção de sites, entre outros. São atualmente dez franqueados. Em geral, começam sozinhos, trabalhando na própria casa. A rede tem unidades em SP, DF, MG e SC.

O interior de São Paulo foi o foco principal de Rogério Gabriel, franqueador da Prepara Cursos, que oferece cursos profissionalizantes, com destaque para a área de informática. Atualmente, a rede tem 40 unidades implantadas e mais dez prontas para inaugurar. Além das unidades paulistas, há outras no Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. E a região Norte é destaque nas novas unidades que virão.

O primeiro franqueado da Prepara Cursos foi Alexandre Petronilho. Entrou em 2006 e é dono de quatro unidades (Barrinha, Barretos, Sertãozinho e a primeira, em Jaboticabal). “Faço visitas às unidades, mas consegui formar equipes eficientes e posso acompanhar o gerenciamento daqui de Jaboticabal, via computador”.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?