Notícias / Especial / Cresce o número de empregos no setor de franquias.

Cresce o número de empregos no setor de franquias.

Compartilhe:   

Atualmente o franchising se destaca como um dos maiores sistemas empregadores do país por estar em constante crescimento e apresentar uma taxa de mortalidade muito pequena. A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou recentemente que o segmento é responsável por um faturamento anual de 35 bilhões de reais (2% do PIB brasileiro).

O Brasil se destaca mundialmente por ser o quarto maior mercado de franquias, atrás apenas dos Estados Unidos, Canadá e Coréia do Sul. Por este motivo, gera mais empregos do que as micro e pequenas empresas, representando parte importante e fundamental no desenvolvimento da economia.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou na sua pesquisa anual de 2005, sobre o desempenho do setor de franquias no Brasil, que este segmento respondeu por 22 mil novos postos de trabalho durante o ano (4,1% superior a 2004) e que atualmente totaliza 553 mil vagas.
Alguns exemplos deixam claro o desenvolvimento do setor, quando o assunto é trabalho.

A Rede de Idiomas CNA, por exemplo, traz sempre novas oportunidades de cargos para os moradores das mais diversas regiões de todo Brasil. Nas unidades, o número de vagas pode chegar a um total de 12 a 20 funcionários diretos, como recepcionistas, professores, divulgadores, limpeza etc. e outros 20 indiretamente, com serviços de manutenção, entre outros.

 
A Data Byte, Rede de Capacitação Profissional, Informática e Inglês está em expansão. Com a expectativa de 15 novas unidades no segundo semestre de 2006, abrirá mais de 100 vagas nas regiões do Centro-Oeste, Nordeste (Pernambuco, Alagoas e Ceará), Sul (interior do Paraná e Santa Catarina) e Sudeste (São Paulo capital e interior, além do interior de Minas Gerais).
 

Entre outras oportunidades, a rede Kumon disponibiliza vagas para jovens recém-formados, nas áreas de Exatas e Humanas em todo o país, através do seu Programa Trainee, que todos os anos oferece trabalho nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Brasília, Ribeirão Preto, Salvador, Presidente Prudente, Campo Grande, Campinas, Belém e Fortaleza.

Já a Star Bit, está com planos de ampliar sua estrutura para 40 unidades e 44 mil alunos até o final do próximo ano. Isso significa um crescimento de 30 % com relação à estrutura atual de 31 Unidades, possibilitando o mínimo de 63 vagas e máximo de 135 empregos diretos, sendo que indiretos podem chegar a 15 % a mais.

Dentre estas vagas, uma parte delas é destinada aos estagiários, já que a missão da Star Bit é formar e habilitar estes novos profissionais, com um método eficaz e exclusivo, que só uma rede de educação e profissões pode oferecer. A rede investe na preparação de todos para o mercado de trabalho, para que consigam o seu primeiro emprego.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?