Notícias / Escolas de idiomas / Educação em alta: entenda porque as franquias desse setor têm tudo para ser tendência em 2022

Educação em alta: entenda porque as franquias desse setor têm tudo para ser tendência em 2022

Especialista da rede Sphere International School dá dicas do que é importante saber para quem pretende investir em uma franquia educacional

Compartilhe:   

 Ao longo de 2021, foram várias as notícias sobre fusões de grupos, aquisições e investimentos no mercado educacional, principalmente o que contempla a educação infantil, internacional e bilíngue.

Mesmo convivendo com a pandemia de COVID-19 há mais de dois anos, o ensino e a educação conseguiram se reinventar e apesar de todos os desafios, têm seguido adiante com saldo positivo.

Esse movimento tem despertado o interesse de muitos investidores, que veem na educação uma ótima oportunidade de negócios. Franquias podem ser uma ótima opção para quem quer investir em educação e prefere ter um suporte nesse processo, contando com estratégias pedagógicas, apoio de marketing, comercial e capacitação de equipe.

Segundo Jardson Silva, profissional responsável pela área de expansão da Sphere International School, rede de escolas internacionais que faz parte do Grupo SEB, o investimento em educação premium e internacional são as principais tendências dessa área em 2022 e o crescimento exponencial desse segmento tem deixado o mercado aquecido. “Principalmente na pandemia, as famílias puderam acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhos e começaram a buscar além do segundo idioma. O equilíbrio entre soft e hard skills, conexões globais, vivências culturais, pensamento crítico e resolução de problemas complexos, são exemplos de exigências feitas hoje pelos pais e vão ao encontro dessa educação premium e internacional”, explica Silva.

Ainda falando sobre a COVID-19 e o isolamento social, elas também trouxeram inúmeros desafios para esse mercado, o que fez com que muitas escolas corressem contra o tempo para se adaptar à nova realidade. A prova disso foi a modalidade híbrida (aulas online e presenciais); a presença praticamente obrigatória da tecnologia no dia a dia dos alunos, o que não ocorria de maneira efetiva em grande parte das instituições de ensino; a personalização do ensino; foco maior no desenvolvimento de soft skills, entre outros. 

Nesse período, o perfil dos pais que investem em educação também mudou, hoje eles estão muito mais críticos e analisam com muito mais atenção às instituições onde pretendem matricular os seus filhos, e aquele pai que antes dava muito mais atenção para a infraestrutura da escola, hoje se interessa em entender com mais detalhes sobre a proposta pedagógica, por exemplo.

Para que o futuro investidor em uma franquia de educação não tenha dores de cabeça e dificuldades no processo para se tornar franqueado, o especialista explica que é preciso estar atento para as  movimentações do mercado, pois é muito mais vantajoso e inteligente investir em marcas que estejam abaixo de grandes grupos e já possuem expertise para atuar nesse mercado.

“Além desse aspecto, existem outras grandes dúvidas dos investidores, como por exemplo ter um estudo aprofundado do mercado, a qualificação da equipe docente e planejamento estratégico de marketing. Temos diversos perfis de investidores que procuram o segmento de educação, tanto os que já estão inseridos, como os que vêm de outros mercados. Para todos eles, o meu conselho é sempre o mesmo, antes de investir numa franquia, entenda o que ela oferece de suporte”, afirma.

Sobre a Sphere International School

É uma rede de escolas inovadoras, bilíngues e internacionais concebida a partir das referências da educação e cultura brasileira. Parte do Grupo SEB, um dos maiores grupos educacionais do país, a rede conta com a experiência de 15 anos da escola referência e a expansão pelo modelo de franquia iniciou em 2019.  

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?