Notícias / Escolas de idiomas / Mercado de Brasília e região atrai franquias de educação e treinamento

Mercado de Brasília e região atrai franquias de educação e treinamento

Compartilhe:   

Ao final de 2012, o segmento de educação e treinamento, que inclui colégios, cursos profissionalizantes e escolas de idiomas, possuía 270 franqueadores, que espalhavam 6.509 unidades franqueadas pelo país.
 
Este ano, o segmento está entre os que mais vêm crescendo no setor de franquias.  Segundo pesquisa da Rizzo Franchise, no primeiro semestre de 2013, sete novas marcas entraram neste mercado. O crescimento foi mais expressivo no número de unidades; foram registrados 526 novos franqueados.
 
O crescimento segue a oportunidade criada pelo mercado. Nos últimos anos, com o bom momento econômico vivido pelo Brasil, inúmeros postos de trabalho vêm sendo criados em diferentes setores, despertando o interesse da população em adquirir conhecimentos e habilidades para preenchê-los. 
A realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil, por exemplo, foi fator determinante para o aumento do número de interessados em estudar idiomas, para preencher vagas em hotéis, agências de turismo, restaurantes. Ao mesmo tempo, a abertura de novas fábricas em todo o país levou à busca por cursos profissionalizantes em diversos segmentos da indústria, como exploração de petróleo, engenharia, logística, etc.
 
Em Brasília e região, a situação não é diferente. Lá, a maioria dos concursos públicos do Governo Federal, maior empregador da cidade, já exige conhecimentos de outros idiomas, sobretudo inglês, em suas provas. É comum inclusive os órgãos públicos firmarem convênios com escolas de idiomas para que seus funcionários continuem se capacitando. Também é comum o interesse por aprender novas línguas para fins de turismo, uma vez que cresce o número de brasilienses viajando ao exterior. Já são 2 voos diretos para Europa e mais 2 voos diretos para os EUA saindo do aeroporto de Brasília.
No eixo Brasília-Anápolis-Goiânia, a indústria cresce em ritmo acelerado, sendo líder em aumento da produção industrial em vários meses ao longo dos últimos 3 anos. Diversas empresas do setor automotivo, químico, indústrias de alimentos e bebidas, logística, têxtil, engenharia, dentre outros, estão se estabelecendo ou expandindo na região, criando postos de emprego e criando um grande mercado para franquias de treinamento.  O estado de Goiás foi o que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2013 no Brasil.
 
A Wizard Idiomas, maior franquia do segmento no país, com 1.240 unidades no Brasil, além de 27 no exterior, vem aproveitando o mercado de Brasília e região. A marca possui 40 unidades no Distrito Federal, espalhadas por praticamente todos os bairros e cidades-satélites. Na cidade, a Wizard tem cursos de inglês, espanhol, italiano, alemão, francês, japonês, chinês e português para estrangeiros. Arno Krug Junior, Diretor de Expansao e Novos Negocios da Wizard Idiomas fala sobre a atuação da empresa em Brasília: “ Hoje temos uma presença importante em Brasilia, atendendo a mais de 10.000 alunos, mas o mercado não para de crescer e a cada dia queremos estar cada vez mais presentes nos bairros e nas cidades satélite, com escolas especificas em cada região, muito mais próximas a população, trazendo conveniência  ( mais próxima da casa ou do trabalho do aluno ) e praticidade com a nova modalidade Flex, onde o aluno estuda no dia e na hora que quiser”.
 
Outra franquia que explora bem o mercado local é a Microlins, que oferece mais de 60 opções de cursos profissionalizantes nas áreas de administração e negócios, designer gráfico e web, informática e tecnologia, marketing e vendas, petróleo e gás, saúde e inglês. No DF, a franquia possui 6 unidades, que na região Centro-Oeste, se somam a 19 em Goiás, 10 no Mato Grosso e outras 8 no Mato Grosso do Sul.
 
Apesar das muitas unidades, a marca ainda prevê crescimento para os próximos anos, como explica Arno Krug Junior, Diretor de Expansao e Novos Negocios da Microlins: “Nosso foco em crescimento em Brasilia e na região do Centro Oeste  continua muito forte para 2014, pois temos os grandes eventos que estarão acontecendo no pais, que estão exigindo que nossa mão-de-obra esteja cada vez mais preparada e qualificada e a Microlins é a líder no Brasil neste segmento, onde também estamos focando muito fortemente no ensino de idiomas em conjunto com  os treinamentos profissionalizantes”.
 
Tanto a Wizard, como a Microlins, são parte do Grupo Multi Holding, líder em franquias de educação em treinamento no país, que ainda conta com as marcas Yázigi, Skill, Alps, Quatrum, SOS, Bit Company e People. 
 
Visando aproveitar as oportunidades do mercado da região, o grupo Multi e suas marcas serão expositores na feira Brasília Expo Franquias 2014, maior feira de franquias do Centro-Oeste, que acontece nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro de 2014 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília. Mais informações sobre a feira podem ser encontradas em www.brasiliaexpofranquias.com.br
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?