Notícias / Empreendedorismo Feminino / Veja 4 maiores desafios da mulher empreendedora e como superá-los!

Veja 4 maiores desafios da mulher empreendedora e como superá-los!

Brasil é o 7º país com maior número de mulheres donas do próprio negócio, mas isso não significa ser fácil para mulher

Compartilhe:   

Segundo dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), coletados com o apoio do Sebrae e do IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), o Brasil possui cerca de 30 milhões de mulheres empreendedoras, o que leva o país a ocupar o 7º lugar no ranking de país com mais empresárias.  Mas, diferente dos homens, mulheres empreendedoras enfrentam obstáculos que outros não enfrentariam. 

Dentre essas mulheres que passaram por isso, destaque a Luzia Costa, fundadora da rede de franquias Sóbrancelhas. “Não foi fácil dar o start inicial, tentei durante muito tempo começar meu próprio negócio, mas tive muitos problemas financeiros e perdi tudo algumas vezes, mas nunca desisti. Minha perseverança e estratégias certeiras me fizeram chegar ao que sou hoje, e estou longe de parar”, comenta Luzia. 

A conta: empreender + casa/casamento + filhos, para muitos não fecha, e é justamente nesse ponto que mulheres empreendedoras são desencorajadas. “Sofri muito preconceito no começo, pois era uma mulher, com filhos, sem recursos e sem reconhecimento no mercado. Até para alugar a minha primeira sala comercial, o proprietário não quis porque achava que o meu negócio não iria dar certo”, conta a empresária. 

Dez anos depois, Luzia mostra que os sonhos são possíveis de realizar, com muita persistência. Ela possui diversas empresas, proprietária da maior rede de estética facial da América Latina, e com uma legião de seguidores nas redes sociais que ela inspira diariamente com a sua história. 
 
Pensando nisso, Luzia Costa, traz os 4 maiores desafios da mulher empreendedora e como superá-los:
 
1 - Falta de apoio

Seja de familiares, amigos ou investidores. É uma etapa bastante difícil, se a mulher já chegou à etapa da decisão de abrir um negócio, e quando leva para frente não tem o apoio básico, é um grande motivo para desistir e deixar de lado. Mas não deixe que isso te abale ou aconteça com pessoas ao seu redor, mostre que elas são capazes, cada um tem um propósito e maneiras diferentes de lidar com as situações;
 
2 - Preconceito da sociedade

As empreendedoras ainda são olhadas com desconfiança e pouca credibilidade pelo olhar machista da sociedade. Muitos acreditam que elas não são capazes de dar conta de tal função, e que não têm a firmeza necessária na hora de administrar um negócio. Procure juntar-se a outras mulheres na mesma situação e construa uma rede de apoio, para trocas de ideias e experiências;
 
3 - Dupla jornada de trabalho

Mesmo com todos os avanços, elas continuam sendo responsáveis por cuidar da casa e da família, mesmo tendo emprego ou sendo donas do próprio negócio. Então, possuem uma rotina corrida, mas sempre acabam dando conta de tudo, só precisam tomar cuidado para não acarretar consequências para a saúde e o bem-estar, devido à sobrecarga, e saber conciliar a vida materna com a vida profissional;
 
4 - Confiança em si mesma

O ponto principal, é acreditar que você vai ser capaz de conquistar todas as metas inseridas no seu planejamento, seja na vida pessoal ou profissional. Muitas vezes vocês precisam de um esforço maior para provar seu valor do que o homem, além de algumas vezes isso prejudicar a autoestima e a autoconfiança. Mas com segurança e confiança, nós mulheres vamos além das expectativas. 
 
Apesar de todos esses desafios, é uma sensação incrível ver os seus planos saindo do papel e o seu negócio fazendo a diferença e sendo referência para outras pessoas. Então, não desista! Pode parecer uma frase clichê, mas persista, encontre novos caminhos e mostre para todos do que você e nós todas somos capazes.

Fonte

Divulgação 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?