Notícias / Eletrônico e Tecnologia / 5G acelera soluções em omnichannel no varejo

5G acelera soluções em omnichannel no varejo

Especialista sugere aproveitamento das tecnologias e estratégias multicanais para varejo alcançar público mais abrangente e oferecer melhor experiência de compra.

Compartilhe:   

 

A tecnologia 5G foi implementada em mais quatro cidades: Rio de Janeiro/RJ, Florianópolis/SC, Palmas/TO e Vitória/ES, e atualmente está disponível em 12 capitais no país. Brasília foi a primeira cidade a receber a faixa de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade. A expectativa é que até o dia 29 de setembro o sinal esteja disponível em todas as capitais do Brasil. Empresas e indústrias serão altamente impactadas pela tecnologia, e o varejo não ficará de fora.

 

A grande aposta é que o 5G acelere as soluções em omnichannel, que envolve a convergência entre o online e o físico, como o caminho mais promissor para os resultados do varejo.

 

“O omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada para o consumidor, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais. Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online, compra online com retirada na loja e vendas pelo Whatsapp, por exemplo”, explica Juliano Mortari, CEO da VarejOnline, Enterprise Resource Planning (ERP), ou sistema de gestão integrado, traduzido para o português, para gestão de lojas, franquias e pontos de venda.

 

O especialista cita como exemplo o aplicativo VO Closer, da própria VarejOnline, usado para vendas pelo WhatsApp. Pelo aplicativo, é possível divulgar produtos, fazer compras, realizar pagamentos online e retirar o produto em uma loja física. “As vendas por WhatsApp já deveriam ser uma realidade do varejo, e a pandemia só reforçou essa necessidade, afinal, muitos consumidores investiram mais em compras online. Com a chegada gradual do 5G, o momento é de unir forças e apostar no atendimento multicanal”, sugere o CEO.

 

Segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen, em 2020, durante a pandemia, as lojas online tiveram aumento de 41% no faturamento em comparação aos últimos 13 anos. Já no primeiro trimestre de 2021, a pesquisa Neotrust apontou alta de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com a chegada do 5G, será preciso ir além e ter um bom aproveitamento de todas as plataformas disponíveis, explorando as oportunidades do omnichannel para poder manter o crescimento. A expectativa é alavancar as vendas, e aumentar o número de transações em vendas físicas e online.

 

PUBLICIDADE

 

Sobre a VarejOnline

A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP, completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via Application Programming Interface - (API), interface de programação de aplicação, traduzido para o português. Entre os clientes estão: Grupo L'occitane, Sestini, Petland, entre outros.

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?