Início / Notícias / Casa e Construção / Desempenho da primeira loja física da Gênio da Locação, em Campinas, supera expectativas

Desempenho da primeira loja física da Gênio da Locação, em Campinas, supera expectativas

Até equipamentos de exposição foram locados e franqueadora comprova a viabilidade do modelo de negócio

Desempenho da primeira loja física da Gênio da Locação, em Campinas, supera expectativas

Compartilhe:   

Desempenho da primeira loja física da Gênio da Locação, em Campinas, supera expectativas: Até equipamentos de exposição foram locados e franqueadora comprova a viabilidade do modelo de negócio. A loja-piloto, administrada pela franqueadora, não é utilizada apenas como espaço para treinamento dos franqueados: é nela que se testam estratégias comerciais e produtos de novos fornecedores homologados. O sucesso da loja comprova ao franqueador que sua reprodução, por meio de franquias, é mais do que viável


Veterano no sistema de franquias, o Grupo Gênio administra a marca Container Segurança desde 2012 e criou, no ano passado, a franquia Gênio da Locação, pioneira em oferecer o delivery de locação de equipamentos de pequeno porte para a construção civil, jardinagem, manutenção e serviços de limpeza por meio de sua franquia móvel.

A Gênio da Locação tem foco justamente em expandir-se por meio dessa franquia móvel, um container com os principais equipamentos para locação que o franqueado leva às obras e loca na hora. O custo de implantação de uma franquia móvel, pela qual se pratica o delivery, é bastante acessível: com valores a partir de R$ 100 mil, é possível adquiri-la.

Mas, a Gênio da Locação também oferece a formatação de loja física, que exige um investimento maior e ponto comercial – e que, certamente, tem valor de faturamento, também maior, proporcional ao investido. Para entender seu mercado de atuação e como o consumidor da loja física se comporta – afinal, na loja móvel, o franqueado vai até o cliente, tornando a locação uma commodity, enquanto na loja móvel é o cliente que procura pelo produto –, a franqueadora instalou a primeira loja física em Campinas (SP), uma loja própria, piloto.

 

A loja-piloto da Gênio da Locação

A loja-piloto da Gênio da Locação fica em uma avenida de grande movimento e é utilizada para treinamentos de novos franqueados da rede e franqueados já em operação, teste de produtos de novos fornecedores homologados, implantação de programas e softwares e tudo o mais que a franqueadora deseja realizar na rede. “O que pensamos em fazer na rede franqueada é feito primeiramente aqui, porque passa por ajustes antes de ser implantado nas unidades franqueadas”, comenta Alexandre Rodrigues, Diretor de Operações.

Como a Gênio não possui mais unidades físicas, apenas lojas móveis, é também nesta loja que é testado tudo o que é relacionado a esta formatação. Até mesmo a estrutura da franqueadora se concentra neste lugar, nos andares superiores da loja. “Queremos realmente estar próximos à operação, para entender o que se passa com nosso franqueado e, assim, poder lhe prestar suporte eficiente”, diz o Diretor.

E o que Rodrigues e sua equipe puderam comprovar, nos quase seis meses de operação da loja física da Gênio da Locação, é realmente uma prova de viabilidade deste modelo de negócio: o cliente de construção civil tem o hábito de locar equipamentos e os procura também em lojas físicas. “Em dado momento, não tínhamos mais betoneiras para alugar. Como a loja tem um espaço físico muito grande, há uma betoneira bem na porta, decorando o ambiente. Chegou um cliente e falou: levo essa. Explicamos a ele que ela era apenas decorativa, ele perguntou se funcionava e, quando dissemos que sim, ele insistiu que precisava muito dela. Acabamos cedendo e ficamos com um espaço vago bem na frente da loja, só para agradar o cliente e fidelizá-lo”, recorda Rodrigues. A partir dessa locação, todos os equipamentos de mostruário começaram a ser locados, até que a gerência da loja pudesse fazer novas aquisições e, assim, ampliar o estoque de produtos para locação. “Não imaginávamos que a procura seria tão grande, em tão pouco tempo!”, comemora o Diretor.

Essa procura, claro, impactou positivamente no faturamento da loja e no retorno do investimento que a franqueadora fez nela. “Nós sempre acreditamos no nosso próprio negócio, tanto é que investimos nele. Mas ele, certamente, nos surpreendeu”.

A loja física da Gênio da Locação requer um investimento mínimo de R$ 250 mil. A franqueadora aceita que o franqueado, por exemplo, inicie sua operação com lojas móveis e, com o faturamento delas, migre para a loja física, caso deseje. “Cada situação demanda um estudo e temos muita cautela com investimentos e posicionamento de nossa marca, afinal, desejamos que o franqueado tenha sucesso e fique conosco por muito tempo”, pondera o executivo.

- Leia também: FRANQUIAS PARA GANHAR DINHEIRO DANDO AQUELA MÃOZINHA NO DIA A DIA DAS PESSOAS

A Gênio da Locação

A Gênio da Locação é a segunda marca do Grupo Gênio, que atua no sistema de franquias desde 2012 com outra rede, a Container Segurança, que conta com mais de 90 unidades pelo Brasil e aluga containers para a construção civil, sendo a maior rede de locação de container do País.

O grande diferencial da Gênio da Locação realmente é a loja móvel, que oferecerá aos clientes conforto e comodidade. “Trata-se de um container instalado numa carreta articulada de dois eixos, facilmente transportado por um veículo”, explica Rodrigues. “Totalmente adesivada, a loja móvel circula dentro do território de atuação do franqueado, em locais com alto potencial de locação como, por exemplo, canteiro de obras, auxiliando na locação e na captação de clientela”.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?