Início / Notícias / Casa e Construção / Franqueados da rede Multicoisas se torna investidor em dose dupla

Franqueados da rede Multicoisas se torna investidor em dose dupla

40% das lojas previstas para 2009 terão franqueados da própria Multicoisas

Franqueados da rede Multicoisas se torna investidor em dose dupla

Compartilhe:   

Criada em 1984, a Multicoisas, rede especializada em produtos para reparos domésticos, comerciais e bricolagem, fechará o ano de 2008 com 70 lojas em operação. Esse sucesso está atrelado a alguns diferenciais próprios e inerentes do negócio, que vai desde o mix ofertado até a seleção criteriosa de candidatos, passando por um modelo de gestão transparente, sustentado e rentável.

Com a fórmula surtindo resultados concretos, muitos dos franqueados atuais vislumbram a possibilidade de abrir sua segunda e até terceira loja, somando-se a isso a  grande facilidade de gerir as operações remotamente, com um sistema integrado e com acompanhamento e suporte da franqueadora.

Segundo o diretor de marketing e expansão da Multicoisas, Luis Henrique Stockler, esse desejo dos franqueados sempre existiu, assim como a preocupação por parte da franqueadora de possibilitar essa aquisição após a maturação da primeira unidade. “Sempre estimulamos mais de uma loja para o mesmo franqueado, mas com critério para gerar um bom negócio e não problemas para o franqueado”, explica.

Para tornar essa demanda em negócios efetivos, a empresa passou a investir ainda mais no acompanhamento dos franqueados, do desempenho das lojas e, consequentemente, na evolução da rede como um todo. “Há vantagens para ambas as partes. Para os franqueados, a facilidade de já conhecerem o negócio incorrendo em menos erros e riscos, o que torna a fase inicial menos traumática, e para nós, a otimização da estrutura operacional de suporte”, ressalta Stockler.

Apesar dos franqueados saberem que é possível um retorno financeiro mais rápido, em função dessas vantagens, a Multicoisas prefere ser realista nesse sentido. “Dizemos que uma nova loja é um novo negócio e que é necessário ter o mesmo cuidado da primeira unidade. O grande perigo é o franqueado achar que sabe tudo e se descuidar com as operações”, argumenta o executivo.

Nessa linha de raciocínio, os franqueados dispostos a abrir a segunda e até a terceira unidade precisam ter não só o conhecimento do negócio, mas também o comprometimento de fazer dar certo seu primeiro investimento.

É exatamente o que Roberto Blumenthal, proprietário da loja do Shopping Eldorado, em São Paulo, está fazendo. Após um ano e três meses atuando no ‘chão de loja’, o empresário atingiu as metas do plano de negócios e decidiu investir na segunda Multicoisas. “Já tive outras franquias, mas o mercado de bricolagem e de utilitários para a casa é o que realmente me atrai. Além disso, o mix ofertado é bastante interessante para o consumidor de shopping, que alia o passeio à compra de uma solução para o seu dia-a-dia”, explica Blumenthal.

Josemar Sebastião dos Santos, franqueado das lojas do Shopping Internacional Guarulhos e ABC, é outro investidor que decidiu ousar. Após um ano com a primeira unidade em operação, partiu para a segunda, no ABC. “A motivação veio a partir dos princípios e valores praticados pela Multicoisas, pelo planejamento estratégico compartilhado adotado e, principalmente, pelo potencial do negócio”, afirma o empreendedor.  “A meta agora é tornar as duas operações cada vez mais rentáveis para que, no final de 2009, tenhamos a possibilidade de abrir a terceira franquia”, finaliza.

Sobre a Multicoisas

A primeira Multicoisas surgiu em 1984, em Campo Grande. Criada pelo casal Lindolfo e Elza Martin e baseada na experiência da Multicasa, a empresa passou a ser reconhecida como sinônimo de qualidade e eficiência na comercialização de materiais para reparos domésticos e prediais, além de ofertar acessórios e utilidades para o uso cotidiano. Seu conceito apresenta a conveniência do auto-serviço, com orientação personalizada, e a filosofia “faça você mesmo”.

Hoje a empresa possui 68 lojas está presente em Alagoas, Brasília, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?