Notícias / Calçados e Acessórios / Samello cresce a passos largos no mercado de franquias

Samello cresce a passos largos no mercado de franquias

Compartilhe:   

Marca de calçados masculinos, conceituada no segmento, aposta no crescimento através do sistema de franchising
 
A Samello, marca referência em calçados masculinos, que há mais de oito décadas atua no setor calçadista, comemora o sucesso da empresa com a expansão de lojas através do sistema de franchising. 
 
Estudos da ABF - Associação Brasileira de Franchising - revelados neste ano apontam que, impulsionado pelo aquecimento da economia brasileira, o sistema de franchising no Brasil superou as expectativas e atingiu a margem de crescimento de 20,4% em 2010. O faturamento total das empresas que atuam sob o modelo de negócio alcançou a marca de R$ 76 bilhões. O montante representa 2,1% do PIB brasileiro no ano passado. O panorama econômico do Brasil revela que 49% da participação e ascensão da classe C no mercado impulsionaram a evolução deste cenário econômico. 
 
Para o setor calçadista, dados também divulgados na pesquisa da ABF mostram que os setores de acessórios e calçados foram o segundo que mais atingiram aumento, com 29,9%, ficando atrás apenas do setor de alimentação, que ganhou destaque e puxou o crescimento do setor em 2010, recuperando a liderança entre os maiores faturamentos do setor ao crescer 39,9% e superar os R$ 15 bilhões. 
 
“O consumidor Samello reconhece a qualidade da marca, tamanha a tradição e qualidade aliada à modernidade. Acreditamos que com as lojas no sistema de franchising, podemos atingir ainda mais a visibilidade da grife, além de manter a posição consolidada da Samello no mercado”, acredita o diretor de franquias, Tom Mello. “Este ano promete ser ainda mais promissor para nós!”, complementa o executivo. 
 
O crescimento do mercado de calcados está atribuído também à questão da valorização do produto, que passa por constantes evoluções, resultando no design diferenciado. “A Samello prima por estas particularidades no desenvolvimento das suas coleções”, conta Mello.
 
Com unidades em diversas regiões do Brasil, atualmente em Aracajú/SE, Belém/PA, Brasília/DF, Diadema/SP, Natal/RN, Salvador/BA, Palmas/TO, Poços de Caldas/MG – todas estas unidades franqueadas, além de três lojas na capital paulista, a rede trabalha fortemente e geograficamente para levar a bandeira da marca através do franchising para as cidades de Curitiba/PR, Belo Horizonte/MG, Maceió/AL, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.  
 
A expectativa e estratégia de expansão da Samello até o final de 2011 é a abertura de mais 10 unidades, o que estima no fechamento do ano com cerca de 28 lojas, que contemplam nas próximas inaugurações programadas para a cidade de Goiânia/GO e outras duas operações na capital de São Paulo. Para o ano de 2012 a Samello já conta com projeção para a estreia da marca nas regiões de Teresina/PI, Maceió/AL, Recife /PE e São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
 
Ainda de acordo com o diretor de franquias da empresa, Tom Mello, no último ano a Samello contabilizou a ampliação da rede de franquias em 60%, totalizando 18 lojas distribuídas estrategicamente pelo Brasil, em cidades com forte poder aquisitivo e público alvo da marca. Deste montante, uma é de operações própria, localizada na cidade de Franca, onde fica a sede da empresa.
 
Sobre a Samello:
Fundada em 1926 por Miguel Sábio de Mello a Calçados Samello SA sempre teve um perfil inovador. Entre suas ações pioneiras podemos citar o lançamento dos mocassins na década de 40; dos drivers  na década de 70 e na de 80, dos deckshoes. Com 85 anos de atividade, a empresa é reconhecida pelo cuidado com a qualidade e o conforto de seus produtos, assim como pela experiência na área de produção de calçados masculinos. Embora já tenha exportado para 35 países diferentes e desenvolvido coleções exclusivas para marcas como as italianas Prada, Fratelli Rosseti e a americana Polo by Ralph Lauren, atualmente a empresa se dedica a fornecer ao mercado interno calçados de alto padrão de qualidade, acabamentos impecáveis e conforto extremo, sem contar a versatilidade dos modelos. Parte de sua fabricação é terceirizada e outra parte é produzida em sua unidade industrial em Franca, São Paulo. Conta com o suporte de outras empresas do grupo que produzem solados e componentes (MSM Produtos para Calçados e Vaccaro Componentes em Couro para Calçados).  Há dez anos iniciou-se o Projeto Franquia SAMELLO, norteado pelos conceitos de sua marca e foco nos desejos e necessidades do consumidor final.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?