Notícias / Saúde, Beleza e Bem-Estar / Faturamento de franquias do Santos FC cresce cerca de 35% em 2012

Faturamento de franquias do Santos FC cresce cerca de 35% em 2012

Compartilhe:   

O Santos FC é um clube reconhecido internacionalmente por revelar talentos do futebol mundial, desde que deu espaço ao menino de 17 anos chamado Edson Arantes do Nascimento. Com a nova “safra” de jogadores, liderada por Neymar, o número de escolas com a marca Meninos da Vila está ganhando novas proporções. Em 2012, o faturamento do clube com as franquias aumentou 34,7% em relação ao mesmo período em 2011 e, desde 2010, o número de escolas oficiais regularizadas subiu de 11 para 88.

Em 2011, o departamento de escolas de futebol arrecadou cerca de R$ 800 mil, enquanto em 2012, o faturamento total foi de aproximadamente R$ 1,1 milhão. O objetivo para 2013 é de chegar a 100 escolas até o final de abril, mês em que termina o centenário do clube. Para isso, o Santos FC congelou o valor da taxa inicial das escolas para atrair novos franqueados até que a centésima escola seja inaugurada.

Atualmente, o Santos FC conta com 83 escolas espalhadas por várias regiões do País e cinco internacionais – Canadá, EUA, Japão, Egito e Paraguai. “Nosso departamento agora é superavitário e cresce a cada ano. Com as mudanças feitas em 2010 somadas à imagem do Neymar e aos títulos conquistados, a marca Meninos da Vila ganhou muita força”, contou Felipe Faro, superintende de Esportes do Santos FC. 

Neymar, inclusive, é o nome do momento que vem trazendo para o clube bons frutos. Talentoso e carismático, o jogador cativa especialmente as crianças, que muitas vezes procuram as escolinhas Meninos da Vila não por torcerem pelo Santos FC, mas por terem vontade de jogar no mesmo time que o ídolo santista. “O Neymar é uma figura única, que tem atraído muitos torcedores mirins. Sem dúvida, ele é hoje um fator disseminador da marca Meninos da Vila em todo o mundo”, disse Faro.

Exportando conhecimento

O trabalho feito pelas franquias do Peixe tem recebido grande reconhecimento, inclusive internacional. Em agosto de 2012 e no início desse ano, os avaliadores do departamento foram convidados a realizar clínicas de futebol no Japão. Na primeira experiência, além do Peixe, os clubes europeus Manchester United, Barcelona e Milan também estavam na região fazendo clínicas de futebol. “A gente foi levar a técnica que usamos aqui no Santos FC, mas também tentamos passar toda a alegria e criatividade do futebol brasileiro. Teve até um pai que, ao saber da nossa metodologia de trabalho, tirou o filho do acampamento do Milan para colocar no nosso”, contou Guilherme.

Benefícios e profissionalismo
Pensando em profissionalizar e ajudar seus franqueados, o Santos FC desenvolveu o Sistema de Gestão de Redes: uma ferramenta administrativa que otimiza o tempo dos donos de franquia, traz mais segurança e ajuda a traçar um perfil de cada aluno.

Nesse sistema estão contempladas informações básicas como nome, endereço, telefone e o contato dos responsáveis por cada criança.  Mas, além disso, a ferramenta permite o cadastro do peso, altura, se o aluno é destro ou canhoto e a freqüência escolar. O sistema oferece ainda a possibilidade de geração de boletos bancários, trazendo mais segurança aos franqueados que conseguem, também, manter o controle de quem está inadimplente.

“O Sistema de Gestão de Redes foi mais uma ideia que tivemos para ajudar o franqueado. Muitos donos de escolas tinham dificuldade em organizar as finanças e os cadastros dos atletas, que muitas vezes era feito à mão. Esse foi, inclusive, um pedido dos nossos franqueados e o clube investiu para ajudá-los”, contou o superintendente.

:: Leia mais: Da paixão ao lucro: conheça as 5 franquias de times de futebol

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?