Notícias / Alimentação e Food Service / Redes de fast food brasileiras cresceram 11% no último ano

Redes de fast food brasileiras cresceram 11% no último ano

Compartilhe:   

O mercado de fast food está em expansão no Brasil. É o que aponta o estudo realizado pela Geofusion, empresa especializada em inteligência geográfica de mercado. De acordo com o levantamento, em 2015, o número de restaurantes aumentou 11%, em relação ao ano anterior. Neste período, foram registradas 630 lojas abertas e apenas 57 fechadas, apesar da crise econômica brasileira. Contudo, o crescimento foi menor do que nos anos anteriores: em 2014 foi de 18% e em 2013 de 20%.

Para realizar esta análise, a Geofusion considerou as lojas das redes Subway, McDonald’s, Burguer King, Bob’s, Spoleto, Habib’s, Giraffas, Pizza Hut e KFC, que juntas correspondem a mais de 90% das redes monitoradas pela empresa - com 5.336 restaurantes em todo o Brasil. Deste total, 58% estão concentradas na região Sudeste, com 3.080 estabelecimentos; o Nordeste ocupa a segunda posição, com 774; seguido do Sul, 656; Centro-Oeste, 639; e Norte, com 187.

Distribuição de restaurantes de fast food por região geográfica e estado

 

Rede de maior presença

A rede com maior presença em todo o Brasil é o Subway, que possui uma estratégia de crescimento acelerada e vem liderando o número de aberturas há alguns anos. Mesmo com queda nas inaugurações em relação ao ano anterior, em 2015, foram abertas 354 novas unidades, ultrapassando 2 mil restaurantes, o que representa 39% de todos os fast food no país. A marca também é líder em número de lojas em todos os estados do Brasil, com exceção de Roraima, onde o Bob’s está a sua frente com três lojas.

Entre novembro de 2015 e abril deste ano, o Subway inaugurou 155 restaurantes. Destes, 46% foram o interior e outros 42% em capitais. A maior expansão da rede aconteceu nos municípios do interior que possuem maior proporção de domicílios renda BC, comparado às capitais e aos municípios do litoral. A menor expansão ocorreu nos municípios do litoral que possuem a maior proporção de renda DE.

Atualmente, existem 529 municípios brasileiros com presença de redes de fast food e em 42% o Subway é a única rede. O destaque vai para as regiões Nordeste e Centro-Oeste, onde a atuação em cidades sem concorrentes chega a ser maior que 50%, indicando a forte presença da marca nestas regiões.

Com mais de 44 mil restaurantes em 111 países, o Brasil está em 4º lugar no ranking de unidades do Subway no mundo, ficando atrás apenas dos EUA, Canadá e Reino Unido*. Mais de 48% das unidades estão concentradas na região Sudeste. Entretanto, há uma distribuição bem equilibrada entre Nordeste, Sul e Centro-Oeste, mostrando uma estratégia de visibilidade nacional de marca.

VEJA AS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?