Início / Notícias / Alimentação e Food Service / 5 dicas para empreender no food service

5 dicas para empreender no food service

Entender o consumidor, ter gestão eficiente e qualidade é primordial nesse setor

5 dicas para empreender no food service

Compartilhe:   

O segmento de food service é um dos mais promissores no País, tanto que, segundo o Instituto foodservice Brasil (IFB), deve crescer 7,5% neste ano. Assim como qualquer segmento econômico, o setor tem suas particularidades e dificuldades.

Participe da comunidade da plataforma Sua Franquia no WhatsApp

Para colaborar empreendedores que estão de olho no mercado de foodservice, o fundador e CEO da 6place, plataforma digital de abastecimento de food service, João Alfredo Pimentel. Confira a seguir as cinco dicas!

1- Identificar e atender às necessidades dos clientes

Um dos fatores que define o sucesso de um negócio é o nível de satisfação do cliente. Por isso, é indispensável conhecer seus hábitos de consumo e desejos, o que pode ser feito a partir de pesquisas, coleta de feedbacks, mudanças no cardápio e serviços oferecidos, promoções especiais em datas comemorativas, formas de pagamento e horário de funcionamento, por exemplo.

2- Gestão eficiente é a chave

A gestão eficiente dos recursos, como abastecimento e gerenciamento de estoque, controle de custos, otimização dos processos internos, dentre outros, garante a melhoria no faturamento do negócio e ainda permite estabelecer preços competitivos no mercado, sem comprometimento de lucro.

3- Atente-se à qualidade

A qualidade dos alimentos é fator competitivo neste setor. Por isso, é importante priorizar ingredientes frescos e com qualidade certificada. Além disso, é necessário manter atenção quanto ao preparo desses alimentos e, também, aos detalhes do serviço prestado ao cliente, como, por exemplo, ter um tempo ágil de preparo e o estabelecimento contar com serviço de delivery, garantindo que o pedido não chegue frio ao cliente.

4- Acompanhe as tendências do mercado

Para se destacar perante a concorrência, é importante estar antenado com as tendências do setor, bem como ter atenção à velocidade ou frequência que irá implementá-las ao seu estabelecimento. Essas tendências se estendem desde processos de digitalização, como o cardápio digital, até a personalização do atendimento ao cliente.

5- Presença online e marketing estratégico

Em um mundo cada vez mais conectado, ter presença online - seja em mídias sociais e até mesmo ser bem ranqueado em buscadores da internet - é imprescindível para destacar o seu negócio perante concorrentes, o que ajuda a fidelizar os clientes e criar uma comunidade entre eles e o seu negócio. Para isso, é necessário investir em uma boa equipe de marketing e de mídias sociais.

Fonte

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?