Notícias / Alimentação e Food Service / Comer fora de casa: Encantamento e experiência alavancam e ajudam na fidelização

Comer fora de casa: Encantamento e experiência alavancam e ajudam na fidelização

Em artigo, a executiva Gisele Vam Beck, falou sobre os desafios e como os desejos do consumidor precisam ser atendidos

Compartilhe:   

Não tem quem inicie um negócio que não vislumbre sucesso de vendas e público. Mas administrá-lo exige dedicação e planejamento, principalmente em mercados em que a concorrência é acirrada. É preciso um diferencial para se destacar! A primeira pergunta a ser feita, antes de traçar qualquer estratégia, deve ser: o que fará o consumidor escolher o meu serviço ao invés do outro? Sempre digo que é um dos questionamentos mais importantes a se fazer. Ele serve de termômetro para empresários entenderem quando o negócio está no caminho certo ou quando é preciso traçar uma nova rota. 
 
Quando falo sobre este assunto, uma pergunta que sempre me fazem de volta é: como saber o que o consumidor deseja? A resposta é a mais simples possível: acompanhe as mudanças do mercado em tempo real. Inclusive, esse foi o principal tema da National Retail Federation (NRF) 2023, maior feira de varejo mundial, que abordou a mudança de comportamento do consumidor e apontou o que, hoje, o aproxima de uma marca: em tempos pós pandêmico, mais vale a experiência do que o valor do produto ou serviço ofertado. Sai na frente quem consegue aplicar estratégias para atrair e fidelizar o público! 
 

Experiência e personalização são fundamentais para o crescimento dos negócios
 

Trazendo essa realidade para o setor de restaurantes, é possível ver uma crescente de estabelecimentos temáticos; justamente porque é um nicho que promove uma vivência lúdica. Na Mundo Animal, por exemplo, entendemos desde cedo que a experiência seria fundamental para que famílias quisessem frequentar nosso estabelecimento. Através da M&A Franchising, holding responsável pela expansão das franquias da marca, investimos em cenário personalizado, mascote, shows de entretenimento e pratos temáticos. Ações que, em conjunto, promovem o encantamento. A estratégia deu tão certo, que a marca expandiu de forma acelerada. Já são 70 unidades, todas com filas de espera. 
 
O motivo de tanto sucesso? Foi justamente entregar ao consumidor aquilo que ele desejava. Quando você entende que o que atrai o cliente, não são apenas valores, você aprendeu o caminho do sucesso. Mas aqui fica o alerta: tendências vem e vão constantemente. É preciso estar de olho no mercado, ouvir o público, se atualizar. Nenhum negócio sobrevive fazendo sempre o mesmo. Basta olhar grandes redes, que estão no mercado há anos, o quanto elas foram se adaptando com o passar do tempo. Quem foi para o caminho contrário, não é visto em mais nenhum lugar.
 
Fique de olho no mercado, na concorrência, mas acima de tudo, escute seu público. Ele será, sempre, o melhor indicativo se o negócio está no caminho certo ou se é preciso mudanças. Só assim será possível criar uma experiência única e, consequentemente, encantá-lo. 

*Por Gisele Vam Beck, Diretora de Marketing & Experiência do Cliente M&A Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?