Notícias / Alimentação e Food Service / Conheça 6 franquias que atuam no ramo de cafeterias para investir em 2023

Conheça 6 franquias que atuam no ramo de cafeterias para investir em 2023

Grãos nacionais, cardápios amplos e espaços instagramáveis estão entre destaques de marcas de cafeterias que crescem pelo país

Compartilhe:   

O crescimento de espaços dedicados ao café é notável em todo o país. Entre as bebidas mais consumidas do mundo, o café é celebrado cada vez mais, e o Brasil como grande exportador do grão, se beneficia disso em todos os aspectos. Como consumidor, o brasileiro tem se aventurado no ramo de cafés especiais, o que pode ser notado pela expansão de marcas, em especial franquias que cruzam estados e inovam, seja em suas receitas, seja nos ambientes ou conceitos.

Aqui, uma lista de seis das franquias que vem ganhando destaque no mercado nacional:

 A Mineira cafeteria

Fundada em 2017 na cidade de Campinas, interior de São Paulo, a Mineira Cafeteria é fruto do encontro de três empreendedores que queriam oferecer no mercado uma franquia de cafeteria diferenciada. A experiência como indústria desde 2006 — produzindo salgados de qualidade e comercializando a diversos pontos de venda — facilitou esse processo, assim como colaborou na formatação da franquia a mineira.

O propósito da rede de franquias de cafeteria A Mineira é oferecer qualidade e salgados inesquecíveis ao seu consumidor, além de café gourmet de alto padrão. Mais do que investidores, a rede quer parceiros que se tornem amigos e ofereçam o melhor aos consumidores.

Café Cultura

A marca catarinense fundada em 2004 pelo casal Joshua Stevens e Luciana Melo começou com lojas próprias, entrando no mercado de franquias depois de estar bem estabelecida em Florianópolis e região. Hoje, está presente também no Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, com mais de 30 unidades. O diferencial da rede que tem atraído franqueados é a atenção do Café Cultura com o preparo do café, no formato “Farm to Cup”, ou seja, do plantio do grão até chegar à xícara.

Produtores parceiros de Minas Gerais e Espírito Santo plantam o café em altitudes acima dos mil metros, com grãos que serão mandados ao Café Cultura Lab, laboratório próprio da rede para torrefação e elaboração de blends exclusivos. O cardápio variado celebra o café em diversas receitas, harmonizados com pratos que vão do café da manhã à janta. Os espaços que a marca ocupa vão de prédios históricos a shoppings, sempre com assessoria do Café Cultura para a implementação da marca.

Casa Bauducco

A marca que começou como um negócio familiar de imigrantes italianos no Brasil e se tornou uma das grandes empresas no setor de alimentos também entrou no ramo de cafeterias. Servindo itens que consagraram seu nome, a Casa Bauducco tem panetone em fatias como destaque, aproveitados com cafés quentes e gelados. Com diferentes formatos de franquias, a marca paulista já passou das 100 lojas pelo Brasil, desde grandes espaços até carrinhos, em todas as regiões. A primeira Casa Bauducco foi fundada em 2012, e três anos depois, já começou sua expansão no formato de franquias.

Cheirin Bão

Como o nome indica, a rede nasceu em Minas Gerais. A Empório Mineiro Cheirin Bão foi fundada por Eduardo Schroeder e Wilton Bezerra, com o intuito de levar o sabor mineiro para o Brasil. Desde que iniciaram o formato franchising em 2016, já contam com 480 unidades. O conceito alia o clima de cidade do interior com formato de grandes empresas do ramo, de preparo rápido sem perder qualidade. Os grãos são da premiada região da Mantiqueira, produzindo blends exclusivos. O cardápio tem doces e salgados variados, com destaque para os bolos caseiros.

Go Coffee

A rede curitibana Go Coffee, grande referência e pioneira no segmento, nasceu na capital paranaense em 2017 e já conta com aproximadamente 180 unidades abertas. Na Go Coffee, o franqueado paga a taxa de franquia para ter o direito de uso de marca, mas não possui qualquer vínculo de mensalidade.

A empresa funciona como uma fábrica distribuidora de insumos e produtos, com produção de doces e desenvolvimento de bases para bebidas. “Somos uma das únicas empresas do Brasil que desenvolveu os próprios xaropes e itens de consumo. E isso oferece segurança ao franqueado, porque ele sabe que do Rio Grande do Sul ao Ceará todos estarão com o mesmo muffin, o mesmo cookie e as mesmas bebidas padronizadas”, aponta André Henning. Entre os destaques do cardápio da Go Coffee estão os famosos frappes, com destaque para o Caramel, à base de creme ou café, bastante caramelo e finalizado com chantilly.

Sterna Café

Com o objetivo de democratizar cafés especiais, Deiverson Migliatti fundou em 2015 a Sterna Café. O empresário reuniu referências de diferentes países como inspiração para criar a marca, que utiliza grãos nacionais com métodos de extração internacionais. Adquirindo empresas como a de torrefação Breathe Coffee Co. e uma fábrica de bolos e salgados, tem um cardápio variado apresentado em ambientes contemporâneos. São mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil, com presença em São Paulo (onde a marca surgiu), Tocantins, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná e Pernambuco.

Fonte

Divulgação 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?