Notícias / Alimentação e Food Service / Digitalização é tendência para franquias de alimentação durante e pós-pandemia

Digitalização é tendência para franquias de alimentação durante e pós-pandemia

Honest Market Brasil cresce 30% ao mês instalando minimercados 100% autônomos e sem câmeras em condomínios residenciais e espaços corporativos

Compartilhe:   

Apesar da queda de 26% no faturamento do setor de alimentação em 2020, a crise acelerou a transformação digital nas franquias de alimentação e fez com que o setor se reinventasse, criando e se adaptando às novas formas de consumir e operar alinhadas ao mundo durante e pós-pandemia.  Criada em 2020, três anos após os fundadores testarem o conceito, a Honest Market Brasil faz a instalação de minimercados 100% autônomos em condomínios residenciais, espaços corporativos, escolas, academias e hospitais.

 

Sem interação humana, os minimercados não possuem atendentes e os próprios clientes fazem o pagamento dos alimentos, bebidas, itens de higiene e limpeza escolhidos. Por também estarem localizados em condomínios residenciais, os moradores não precisam se deslocar até o supermercado ou aguardar o delivery, com apenas alguns passos eles têm acesso 24h, 7 dias por semana, a uma estação da marca, o que favorece o distanciamento social.

 

"O objetivo é facilitar as compras pontuais, sem que as pessoas precisem se deslocar para outros endereços ou aguardar o delivery, otimizando o principal ativo que elas têm, o tempo", afirma Ana Paula Moraes, cofundadora da startup. Cerca de 70% das compras nas estações da Honest Market Brasil são para consumo imediato.

 

As estações também não possuem câmeras, o modelo é o único entre os minimercados autônomos 100% baseado em honestidade. Nos pontos próprios, caso a estação tenha alguma taxa de ruptura, a Honest Market Brasil se responsabiliza integralmente pela receita perdida. "Obviamente, o início em locais específicos e minimamente controlados é uma forma de amadurecer o mercado para posterior expansão", explica Ana Paula.

 

O sucesso da operação, que cresce 30% ao mês, fez com que os fundadores expandissem o modelo de lojas próprias para uma franqueadora. Os franqueados têm um respaldo maior do que teriam em modelos de licenciamento, inclusive amparados pela Lei de Franquia, melhores condições de negociação com fornecedores e flexibilidade para adaptações locais dos produtos oferecidos. A expectativa é aumentar em 7x o número de microfranquias até o final do ano.

 

"Nesse momento de incerteza, uma grande vantagem para franqueados é empreender em um setor que deve se sobrepor à pandemia. Mesmo quando este momento passar, a conveniência, segurança e praticidade oferecida pelas nossas Estações aos condôminos e funcionários provará que este novo modelo de comercialização não tem volta", reforça Ana Paula. O aumento da presença de pessoas nos condomínios residenciais, que somente no estado de São Paulo são 25 mil, abrem uma margem enorme de crescimento para a marca. Além de aumentar o número de franquias, a Honest Market espera crescer 10x com os pontos de venda próprios.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?