Notícias / Alimentação e Food Service / ABF apresenta resultados do projeto de internacionalização

ABF apresenta resultados do projeto de internacionalização

Inaugurações no exterior já movimentaram mais de 2 milhões

Compartilhe:   

No final deste ano, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) encerra a segunda edição do projeto de internacionalização de franquias brasileiras em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e já se prepara para a renovação para o biênio 2009/10.

Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, o balanço do projeto é positivo, tanto na questão institucional quanto na de negócios. “Hoje o franchising brasileiro é reconhecido mundialmente, ocupando a quarta posição em número de marcas, no ranking do World Franchise Council (WFC). Além disso, este ano assumimos a direção da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF) e em março de 2009 assumiremos a direção do WFC”, explica.

Em relação aos resultados de negócios, a ABF e as redes Lilica Ripilica, Carmen Steffens, Livraria Nobel, Showcolate, Global Franchise, Bob’s, Wizard, Morana e Flytour participaram de eventos em mais de 20 países, inaugurando 45 unidades no exterior até meados de 2008, gerando divisas que ultrapassaram a marca dos 2 milhões de dólares.

Atualmente há 54 redes nacionais operando no exterior o que é resultado natural do amadurecimento e consolidação do setor de franquias no país. “Se considerarmos que, hoje, o Brasil conta com quase 1200 marcas em operação o processo de internacionalização está só no começo”, afirma Camargo.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?