Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Franquias chegam a 6% do comércio campineiro

Franquias chegam a 6% do comércio campineiro

Franquias chegam a 6% do comércio campineiro

Compartilhe:   

O impacto do franchising na economia de Campinas em termos de movimentação financeira representa cerca de R$ 360 milhões/ano, equivalente a 6%, do comércio da cidade, de acordo com o economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Laerte Marins.

O economista afirma que a cidade acumula praticamente uma centena de franquias nas áreas de serviços e comércio e destaca o segmento de alimentação. “A racionalização e a praticidade referente aos custos são os grandes responsáveis pela preferência por esses segmentos”, diz.

Para o sócio-proprietário do restaurante italiano Cantina Romanos, Marcelo Rocha, transferir o know-how de uma empresa consolidada é tendência do mercado. “Percebo que a procura por cases de sucesso para abertura de nova franquia está crescendo e a Cantina Romanos segue essa linha”, explica.

Com faturamento médio mensal de R$200 mil e rentabilidade de negócios em torno de 20%, este ano os sócios da Cantina Romanos decidiram abrir novas unidades através do sistema de franchising. “Para nós está sendo um desafio tornar a Cantina uma franquia, mas estamos otimistas”, conta Rocha. A expectativa é abrir mais três unidades em Campinas até dezembro e finalizar 2008 com dez lojas na região sudeste.

Segundo Rocha, os benefícios de novas unidades não são apenas para os franqueadores que terão acesso a todos os projetos da empresa, mas também para a cidade que irá receber a franquia: são 40 empregos diretos e cerca de 30 indiretos.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?