Notícias / Consumo / Black Friday: Saiba como preparar sua franquia para vender mais

Black Friday: Saiba como preparar sua franquia para vender mais

Márcia Queirós, fundadora da Fast Escova, dá dicas para que as franquias aproveitem a data para lucrar mais. Confira!

Compartilhe:   

A Black Friday se aproxima e com ela a possibilidade de ampliar as vendas e até mesmo antecipar as vendas de Natal e ampliar os resultados do ano. De acordo com a pesquisa da Neotrust, empresa de fonte de dados e inteligência sobre o e-commerce brasileiro, a Black Friday registrou um faturamento total de R$ 3,9 bilhões em 2022 no Brasil.

O dia será apenas em 24 de novembro, mas estar preparado é fundamental. Com tantas empresas oferecendo descontos para esse período, pode ser um grande desafio se destacar e se manter competitivo. No caso das franquias, participar desse momento pode ser crucial para o aumento da receita anual, além de cativar clientes. Diante disso, Márcia Queirós, cofundadora da Fast Escova, maior rede de escovarias da América Latina, traz algumas dicas para turbinar o seu negócio nessa data tão importante para o varejo brasileiro.

1. Planeje

A Black Friday é conhecida especialmente pelas promoções que oferecem. Nesse contexto é imprescindível oferecer descontos que realmente atraiam os consumidores. Por isso, o planejamento é essencial para entender o que pode ou não ter desconto, sem que o orçamento seja prejudicado. “Uma dica é ter um cronograma com todos os objetivos do semestre ou ano, estabelecendo metas de vendas, quando precisará de um estoque reforçado e o que fazer em cada data comemorativa”, comenta Márcia.

2. Comunicação é fundamental 

Outro fator importante a ser considerado é a comunicação entre a matriz e seus franqueados. Por compartilharem da mesma marca, todos devem estar de acordo com a proposta da franquia e sua missão, visão e valores. Em datas comemorativas, isso não pode ser diferente. Sendo assim, é interessante oferecer descontos, brindes e promoções que estejam alinhadas entre todos, respeitando os pilares da matriz. 

3. Foco na experiência do cliente

Cada vez mais os consumidores buscam além do produto, uma boa experiência ao adquirir algo. Com a alta demanda que a Black Friday traz, é importante não deixar de lado essa busca por um bom atendimento. Para empresas que atuam no presencial é essencial treinar os funcionários para esses momentos de grande serviço e mais do que isso criar um ambiente acolhedor, para também chamar a atenção do cliente. Já para quem trabalha também com o online, a experiência omnichannel está cada vez mais em alta, no qual integra todos os canais - lojas físicas, online e compradores.
 
“É importante também reforçar que a melhor estratégia é ser transparente com seus funcionários e clientes. Ter um suporte com uma comunicação clara, antes e depois da venda é fundamental para conquistar a confiança dos consumidores”, explica a sócia-fundadora.

4. Invista nas redes sociais

Trabalhar o site e as redes sociais da sua franquia também pode ajudar no reconhecimento da sua marca e consequentemente no aumento de suas vendas. Investir em marketing digital já é uma peça essencial para um bom negócio. Em época de datas comemorativas, é interessante postar os descontos e promoções que sua franquia irá oferecer para já criar certa curiosidade e vontade nos consumidores. 

5. Monitore resultados

Por último, no fim da Black Friday é importante entender todos os resultados que a franquia obteve. Uma forma de analisá-los é avaliando o desempenho das promoções, qual produto mais vendeu e a experiência do cliente. “Ao compreender os resultados, você estará melhor preparado para atender a expectativa dos clientes e aumentar as vendas de forma mais estratégica nas próximas campanhas”, finaliza a empreendedora.

Fonte

Divulgação 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?