Notícias / Consumo / Parcerias verdadeiras: a chave para o retorno do cliente

Parcerias verdadeiras: a chave para o retorno do cliente

Em artigo, nossa colunista Tati Oliva fala sobre a parceria possível entre marca a consumidor. Confira!

Compartilhe:   

É de conhecimento geral que bons clientes são resultado de bons relacionamentos, de uma relação de troca, de parceria. Cliente é aquele que volta, que vincula a compra a você, à sua loja, ao seu negócio. Uma boa relação vem de conhecimento: de informação sobre preferências, afinidades e necessidades. Isso que garante o retorno e gera clientes.

Tenho o costume de dizer que informação é oportunidade de negócio. Se sabemos o que o cliente quer (e precisa), é fato que venderemos algo para ele. Somos solucionadores de problemas.

Já trabalhei em comércio, em uma loja de roupas, e minha meta sempre foi o provador. Pensem: se o consumidor entra no provador e tem o trabalho de tirar a roupa para experimentar outras, 50% da venda está feita. Os outros 50% dependem de nós, vendedores, fazermos acontecer.

A venda pode até não ir para o caixa naquele dia, mas a sua atenção o fará voltar. Então estejam sempre preparados, pois terminar o contato com o cliente saindo da mesma forma que começou não pode ser uma opção. Importante, antes de tudo, é vender a verdade. Eu só vendo o que acredito, até porque, para meus clientes voltarem, eles têm que confiar em mim. É necessário investir na fidelização do cliente.

Tenham a certeza de que o produto que você vende entrega o que você promete. Tendo isso e mais a informação (da qual já falamos), com certeza seu cliente se tornará também seu parceiro. E isso quer dizer que a relação é de conhecimento mútuo.

Na vida, todos somos consumidores. Nosso cliente, em alguma situação, também tem que vender, e a sua relação com ele pode gerar, não somente uma venda, mas novas oportunidades. Por exemplo: já vendi joias de uma cliente para outra cliente. Nesse caso, quem era a cliente, eu ou ela? Também virei sócia do meu ex-chefe.

Há ainda clientes antigos que me pedem emprego, pessoas que me ensinaram e que hoje me pedem conselhos... Isso tudo é resultado de relações de parceria.

Comprar e vender é uma troca de verdade. A situação, cenário e economia muda, uma hora você compra, outra hora você vende. O que continua é a relação de parceria para que as vendas sejam perenes.

Boas vendas! Boas parcerias!

Tati Oliva_colunista Sua Franquia

 
*Por Tati Oliva. A empresária é pioneira no Brasil no desenvolvimento e implementação de estratégias para negócios por meio de parcerias entre empresas, marcas e pessoas. Com uma visão inovadora da comunicação e do marketing, ela trabalha com esse conceito de colaboração desde muito antes da popularização do termo collab. É fundadora e sócia-diretora da Cross Networking e passa ser colunista da plataforma Sua Franquia em que abordará temas acerca do universo do marketing mensalmente. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?