Sodiê Doces

A Sodiê Doces começou em um imóvel de 20 m² em Salto, interior de São Paulo, e hoje conta com mais de 300 lojas espalhadas pelo Brasil. Atualmente é considerada a maior franquia especializada em bolos artesanais do País. Mas foi abraçando as oportunidades e com muito trabalho que a idealizadora da marca, Cleusa Maria da Silva, conseguiu levar seu empreendimento a esse patamar.

Era o ano de 1997, e Cleusa estava, então, tendo a oportunidade de abrir seu negócio, ainda que muito tímido. Mas até chegar esse dia, as coisas foram bem difíceis para ela. De família pobre, trabalhou como boia-fria – foi cortadora de cana – e depois como empregada doméstica. Mas foi como funcionária de uma empresa que veio a oportunidade. A mulher do patrão fazia bolos para fora e, quando teve um problema de saúde, pediu para Cleusa ajudá-la, até que acabou por parar com a venda de bolos e deixou que ela continuasse o negócio.  

E foi fazendo bolo, que levava aos clientes a pé, e aprimorando a receita, com a ajuda de sua mãe, que Cleusa conseguiu abrir o pequeno espaço em Salto. Ali, logo colocaram à venda, também, as balas de leite Ninho cuja receita foi aprendida em um programa de TV. Juntou o sucesso das balas com o dos bolos, que foram ficando cada vez mais aprimorados e o negócio foi crescendo. Quatro anos depois, mudou o empreendimento para um espaço de 80 m², quatro vezes maior do que o primeiro.

Tendo como sócios irmãos e ex-funcionários, foi abrindo outras lojas, em cidades próximas como, Sorocaba, Americana, Itu e Indaiatuba. Dez anos e muito trabalho depois, a Sodiê Doces virou franquia, em 2007, termo que Cleusa nem sabia o que era quando um cliente a questionou sobre o assunto. Mas foi atrás para saber do que se tratava, fez cursos e pesquisas durante cinco anos e abriu a primeira, em São Paulo, pelas mãos justamente desse cliente.

Atualmente as mais de 300 lojas da marca estão presentes em 13 estados do país, mais o Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Ceará. E não vai parar por aí. Crescendo agora no Nordeste, o próximo objetivo é conquistar o Centro-Oeste e Sul do País.

Compostos por mais de 100 variedades de sabores, os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. O cliente pode encomendar o bolo inteiro, que pode ser feito em cerca de uma hora, ou degustar na própria loja, que também trabalha com o sistema de fatias. Capazes de conquistar todos os paladares, eles ainda têm um preço muito acessível, além de uma linha Zero Açúcar.

Após se consolidar no mercado de bolos, o filho da idealizadora da marca, Diego Rabaneda, quis expandir ainda mais o negócio e inaugurou uma fábrica de salgados, em abril de 2017, no interior de São Paulo. Construída em um terreno próprio, a fábrica possui 1,3 mil m² e produz cerca de 50 mil salgados por dia.

A nova marca traz no seu portfólio coxinhas, esfirras, quibes, quiches, empadas e pastéis assados com mais de 25 tipos de recheios. Todos os sabores são comercializados no formato tradicional para consumo nas lojas e na versão mini, que são congelados, para serem levados para casa.

Para um futuro próximo, a Sodiê Salgados, prevê a comercialização do modelo de franquia. "Vamos seguir os mesmos padrões dos bolos, no que se refere à qualidade, venda, desenho das lojas, mas esse negócio se difere do primeiro, pelo fato de não haver produção do produto na loja, tudo chega pronto. Também vamos incluir no cardápio a produção de sucos naturais, oferecendo um mix maior de opções saudáveis aos nossos clientes" explica Diego.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Saiba mais: Como abrir uma franquia

 

Compartilhar:

Leia Mais Histórias do Franchising