O Boticário

Conheça a história da franquia

O Boticário

Compartilhe:   

 

 

HISTÓRIA

O Boticário começou sua história em 1977 como uma pequena farmácia de manipulação no Centro de Curitiba/PR. Hoje é uma das grandes empresas de cosméticos do Brasil e a maior rede de franquias do setor em todo o mundo.

 

Entre empregos diretos e indiretos, o Boticário gera em torno de 14 mil vagas. Só a fábrica, localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, tem cerca de 1,2 mil funcionários. Atualmente, a linha de produtos do Boticário conta com aproximadamente 600 itens, divididos entre cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, maquiagem, perfumes, desodorantes, sabonetes e shampoos.

 

RESUMO HISTÓRICO

1977

Início do negócio - Farmácia de Manipulação.

 

1977 e 1978

Lançamento de Acqua Fresca.

 

1979

Primeira loja do Boticário, no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba/PR.

 

1980

Primeira loja franqueada (Brasília/DF).

 

1982

Início da operação da fábrica em São José dos Pinhais/PR.

 

1985

Primeira Convenção Nacional dos Lojistas O Boticário, em Curitiba/PR.

 

2001

O Boticário recebe o prêmio "Franqueados Destaque do Ano", concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), além de receber o "Selo de Qualidade" da Comissão de Ética da ABF, que avalia o grau de seriedade e idoneidade na administração e no relacionamento com a rede de franquias.

 

2006

O então presidente do Boticário, Miguel Krigsner, recebe, em Nova York, o Prêmio de Varejista Internacional do Ano (The International Retailer of the Year), concedido pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos - The National Retail Federation (NRF). O prêmio é um reconhecimento às empresas e empresários do varejo, que tenham contribuído substancialmente com o setor por sua liderança, criatividade e inovação.

 

2007

O Boticário completa 30 anos; início da implantação do novo conceito das lojas O Boticário, transformando-as em um ambiente que estimula o contato do cliente com os produtos, fazendo da experiência de compra um momento ainda mais prazeroso.

 

2008

Artur Noemio Grynbaum assume a presidência do Boticário, a maior rede de franquias de cosméticos e perfumaria do mundo. O executivo sucede Miguel Krigsner, à frente da empresa desde a fundação e que, a partir de então, passa a ocupar a presidência do Conselho de Administração do Grupo G&K, que controla o Boticário. A sucessão foi preparada ao longo dos últimos anos e realizada de forma estruturada, seguindo critérios profissionais e aprovada em consenso entre os membros do Conselho de Administração.

 

 

 

 

 

Evolução das lojas da marca O Boticário no Brasil, nos últimos anos:

Lojas em 2000: 1.945;
Lojas em 2001: 2.082;
Lojas em 2002: 2.187;
Lojas em 2003: 2.215;
Lojas em 2004: 2.317;
Lojas em 2005: 2.367;
Lojas em 2006: 2.382;
Lojas em 2007: 2.465.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias de beleza, saúde e bem-estar

Confira mais artigos em: Gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?