A Sigbol Fashion, fundada em 1969, consolidou-se como uma das principais redes de ensino profissionalizante de moda no Brasil. Com uma metodologia própria e foco em cursos de modelagem, corte e costura, design de moda e styling, a marca atendeu a milhares de alunos interessados em ingressar no mercado da moda.
A italiana Elvira Nunari foi quem inventou o método empregado pela escola profissionalizante. Apelidado de "siga as bolinhas e, assim, desenhe o seu próprio molde", o método parecia singelo, mas a proposta por trás da invenção era fantástica: simplificar a vida de milhares de mulheres que se dedicavam à arte da costura e, ao mesmo tempo, profissionalizá-las.
"Como boa parte das pessoas tinha dificuldade para fazer os moldes das roupas, minha mãe decidiu pesquisar métodos para simplificar o processo, e descobriu um no qual você seguia algumas bolinhas para preparar seu molde", conta Aluízio Alberto de Freitas, que assumiu o negócio.
A mãe de Aluizio, Carmem Aparecida de Freitas, se tornou grande amiga de Elvira que, consciente de sua idade avançada, decidiu vender a marca à brasileira. Carmem e o marido aceitaram comprar a editora Sigbol, que publicava o método utilizado no curso, e logo o negócio virou uma febre.
A ideia foi um sucesso, o método conquistou muitos fãs e as vendas mantiveram um crescimento vertiginoso por anos até que começaram a surgir pedidos para que a família abrisse uma escola para ensinar a metodologia até então vendida diretamente aos consumidores por meio de anúncios em revistas.
Em 1982, foi inaugurado o primeiro curso de costura e modelagem de roupas na Vila Mariana, em São Paulo, bairro escolhido para abrigar a primeira unidade da Escola de Moda Sigbol Fashion. Foi nessa época que Aluízio se envolveu nos negócios, aos 14 anos, e mais tarde fundou a rede de franquias Sigbol.
Expansão pelo franqueamento
Em 2011, a escola iniciou seu processo de expansão por meio do sistema de franquias, alcançando, em seu auge, 25 unidades em operação, sendo 9 próprias e 16 franqueadas, distribuídas principalmente no estado de São Paulo e uma em Brasília. O modelo de franquia oferecia diferentes formatos, incluindo opções home based, com investimento inicial a partir de R$ 17 mil.
No portfólio, chegou a oferecer 56 opções a estudantes de diferentes históricos profissionais, diversos níveis de conhecimento em moda e com distintos objetivos pessoais.
A rede ofereceu mais de 100 cursos na área de moda, abrangendo desde desenho técnico e estilismo até personal stylist e moda pet. A metodologia de ensino permitia que os alunos iniciassem os cursos a qualquer momento, sem a necessidade de formação de turmas, proporcionando flexibilidade e praticidade.
Nos últimos anos, a Sigbol passou por uma reconfiguração em seu modelo de negócios. Atualmente, a marca mantém unidades próprias em operação, concentradas no interior de São Paulo.
Para investidores interessados no setor de educação profissionalizante na área de moda, é recomendável entrar em contato diretamente com a Sigbol Fashion para obter informações atualizadas sobre oportunidades de parceria ou franquia.
Formação em NY
Em 2018, a Sigbol Fashion lançou o curso de Moda, Cinema e TV, ministrado na "Big Apple" entre os dias 14 a 20 de maio. Direcionado para brasileiros, o curso foi ministrado em português com foco no dálogo sobre a relação entre moda e cinema através do figurino, fotografia, arte e história.
Sob o comando das professoras Léia Marinho e Marisa Abel, a novidade é direcionada para o público interessado em moda, com idade a partir de 18 anos e não exige domínio do idioma inglês. Além dos conhecimentos teóricos, a experiência irá proporcionar aos alunos uma vivência real durante aulas expositivas ao ar livre, em meio a cenários de filmes clássicos e contemporâneos, além das vitrines mais famosas do mundo como da loja Bergdorf Goodman e Tiffany & Co.
Imagem: Reprodução