O setor de franquias deve apresentar um faturamento de R$200 bilhões em 2022

Franquia

Abrir um próprio negócio representa um passo importante para a vida de um empreendedor, mas para isso é necessário ter um planejamento alinhado conforme as suas expectativas e as demandas do mercado. Contar com boas estratégias é ideal para identificar também os pontos de riscos que podem surgir durante essa jornada. E partir para um bom investimento que apresente segurança é muito indicado. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franchising cresceu cerca de 5% no quarto trimestre de 2021 e deve encerrar o ano de 2022 com um faturamento de mais de R$200 bilhões.  

 

Por se tratarem de modelos já testados, as franquias se destacam por se basearem em custo benefício, investimento com um retorno a curto prazo e operações padronizadas. Além disso, com as efemérides do fim do ano, as empresas de franchising devem aumentar o seu faturamento de 12%, ao considerar os períodos de grande expansão, como o já celebrado: Dia dos Pais, e os que estão por vir:  Black Friday e Natal, que vão realçar ainda mais o crescimento exponencial do franchising, devido ao aumento de consumo de serviços e produtos dos clientes do Brasil, segundo ainda a ABF.

 

Outra data que influenciará e muito nos negócios de franchising e do varejo é a Copa do Mundo. A celebração será um estímulo ao consumo, visto que 56% dos entrevistados afirmaram que vão comprar algum produto. E 72% têm a intenção de comprar na Black Friday. Datas como estas permitem que os negócios de franquias promovam ações e campanhas com foco nos eventos.

 

Campanhas bem elaboradas e com descontos especiais despertam o desejo do consumidor de realizarem as suas compras com mais frequência. Uma pesquisa da Globo divulgada na Plataforma Gente mapeou as tendências de consumo para a Black Friday. Para 62% dos consumidores, existe uma expectativa de melhora ainda neste segundo semestre do ano. Já 15% dos entrevistados acreditam que as melhorias aconteçam a partir de outubro de 2022, enquanto 22% esperam que isso aconteça no início de 2023. Com essa melhora, 26% pretendem investir na educação, com cursos e escolas.

 

Dito isso, é notável o crescimento exponencial de faturamento e de redes de franquias na área de educação. De acordo com o diagnóstico setorial de redes de educação da ABF, o setor possui 259 número de redes, mais de 15 mil unidades, com um faturamento de 83% em representação. Os setores que mais se destacam são de idiomas, com 36%; e logo, o profissionalizante, com 32%. Ademais, a quantidade média de alunos por unidade compreendem 200 em 62,5% das redes de educação.

 

A educação é a base para a mudança transformacional do cenário contemporâneo e do futuro! Para quem pretende investir em um negócio que lhe trará estabilidade financeira, o segmento de franchising é ideal. E se ainda preferir trabalhar com propósito, o nicho de educação te permite ampliar conhecimentos e transformar vidas através de ensino de qualidade.

 

Por: Rogério Silva - CEO do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).

 

grupo do whatsapp sua franquia

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

 

Artigos Rogério Silva

3 modelos de franquias de educação ideais para começar a investir em 2023

3 modelos de franquias de educação ideais para começar a investir em 2023

Em comemoração ao dia internacional da educação, 24 de janeiro, trabalhar na área e colher os frutos ao ver os alunos se formarem, se...

Ver mais

Conheça a história do franqueado que mudou de profissão e hoje impacta a vida das pessoas através da educação!

Conheça a história do franqueado que mudou de profissão e hoje impacta a vida das pessoas através da educação!

Quem tem o sonho de empreender precisa se preparar, traçar um plano baseado na atuação do mercado, viabilizar a marca, entre outras questões,...

Ver mais

Técnicas de ESG nas franquias

Técnicas de ESG nas franquias

As técnicas de ESG estão sendo cada vez mais utilizadas pelas organizações que possuem um propósito com a sociedade e com o meio...

Ver mais

Ver mais

Ver mais

Encontre a melhor franquia para você