Início / Notícias / Gurus / Natal no varejo: 4 dicas para se destacar nas vendas

Natal no varejo: 4 dicas para se destacar nas vendas

Natal no varejo: 4 dicas para se destacar nas vendas

Compartilhe:   

O Natal é uma das datas comemorativas mais importantes para os lojistas por causa da alta procura por presentes e, consequentemente, do aumento das vendas. Este ano, o período deve movimentar R$ 65 bilhões no Brasil, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse deve ser o primeiro aumento real, de 1,2% no faturamento, após dois anos de quedas.

Além de o varejo apostar em bons resultados devido ao fim das restrições da pandemia de covid-19, a melhora da situação econômica é outro fator que deve aquecer as vendas. Apesar da inflação, das dívidas da população e do crédito mais caro, o país registra evolução no mercado de trabalho e boas perspectivas com a transição de governo.

Em dias recheados de lucratividade, com as festas de família aliadas a eventos comuns da época, como confraternizações de empresas e amigo secreto, algumas ações podem ajudar a alavancar ainda mais os negócios. Essa época do ano é ótima para desenvolver estratégias específicas, como promoções e parcerias, para aumentar a receita.

As etapas para seguir ao longo da temporada de compras natalinas vão determinar o sucesso no balanço final. Portanto, dê a si mesmo o presente da preparação e entre em ação o mais rápido possível. Veja aqui quatro dicas para se destacar nas vendas de Natal.

Planejamento

Esse é sempre o primeiro passo para colocar um projeto em prática. É preciso se organizar sobre os produtos que vai vender e  o público-alvo que quer atingir. Venderá itens para presentes ou mercadorias com o tema natalino? Sobre as embalagens, já pensou a respeito? Os concorrentes podem ser um parâmetro do que dá certo e errado para quem quer investir nessa época. Então, estude o mercado e elabore estratégias para colocar em prática ao longo de todo o mês de dezembro, além de pensar em todos os detalhes natalinos.

Canais digitais

Já ouviu a frase: “Quem não é visto, não é lembrado”? No mundo das redes sociais é exatamente assim. Em uma sociedade cada vez mais digital, estar presente nesses canais é fundamental. No Natal, é preciso ir além e interagir com o público para estimular o engajamento nas publicações e consequentemente o aumento das vendas. É possível fazer isso utilizando enquetes no Instagram, votações, caixinha de perguntas e até mesmo templates de stories.

Foque no marketing da loja e produza posts interessantes para os consumidores nas redes sociais, como “Ideias de presentes para o amigo secreto” ou “Presentes para quem ama viajar”. Além disso, não perca a chance de decorar as publicações com designs temáticos de Natal ou com figuras natalinas.

Promoções

Se o objetivo nesta data é atrair novos clientes e fidelizar os antigos, uma excelente técnica é lançar promoções de diferentes formatos, como vales-presente, frete grátis, cupons de desconto e outros modelos para presentear o consumidor e estimular mais compras. Alguns países também costumam fazer o boxing day, que acontece no dia seguinte ao Natal, com uma megaliquidação de produtos que sobraram após o pico de vendas.

Tecnologia

Em uma sociedade 5.0, a tecnologia se torna cada vez mais essencial. Invista em aplicativos de gestão e vendas completos para agilizar e otimizar as atividades do dia a dia, como organização dos pedidos, controle de estoque e cadastro de produtos. Essa estratégia ajuda a reduzir custos e tempo nas tarefas, o que impacta diretamente a diminuição dos erros, o aumento da produtividade e a capacidade de gerar a melhor jornada ao cliente.

 

* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país, ocupando 65% no Brasil de market share no Brasil, com mais de 600 mil entregas feitas por ano. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?