Notícias / Gurus / Metaverso: um guia para entender, de uma vez por todas, essa tecnologia

Metaverso: um guia para entender, de uma vez por todas, essa tecnologia

*Por Elenise Rocha

Compartilhe:   

O sistema Metaverso é um tipo de tecnologia que mudará o mundo de diferentes perspectivas, incluindo aspectos da economia, engenharia e educação. E depois do anúncio do fundador do Facebook que renomeou o Facebook como Metaverso ou Meta World, todos estão esperando por essa nova tecnologia que promete mudar o mundo da realidade virtual e substituir a internet, brindo caminho para práticas inovadoras de ensino e aprendizagem.
Mas será que ele é tão novo entre nós?

A palavra “metaverso” foi cunhada pela primeira vez no romance de ficção científica de 1992 chamado Snow Crash, escrito por Neal Stephenson. O romance retrata pessoas em um mundo de realidade virtual competindo entre si por status social, controlando seus avatares digitais. Nos 30 anos seguintes, o conceito de metaverso apareceu em outros livros e filmes. Nesta fase, o conceito de metaverso é ambíguo e é mais entendido como um mundo virtual paralelo ao mundo real. Por exemplo, o filme Ready Player One descreveu um mundo virtual em que todos podiam personalizar seus avatares e explorar livremente por meio de técnicas multimídia (VR/AR, etc.). Foi considerado um filme clássico que interpretou o conceito de metaverso. No entanto, não basta contar com tecnologias multimídia. O Metaverso precisa ser capaz de fornecer aos usuários uma experiência mais realista e atividades ricas, o que requer tecnologias mais avançadas para suportar sua construção e, obviamente, essa exploração deve ser centrada no usuário.

Apesar de não haver ainda um consenso sobre a definição de Metaverso entre os estudiosos, a literatura converge sua definição em um ciberespaço virtual 3D que mistura o mundo físico e digital, facilitado pela convergência entre as tecnologias da Internet e da Web e a Realidade Estendida (XR). Embora sua adoção ainda seja generalizada e sem padrões estabelecidos, alguns autores postulam que o Metaverso precisa sustentar três níveis: estrutura tecnológica, interação e ecossistema.

E no lado prático, quais benefícios o Metaverso traz no âmbito da Educação Corporativa?

  • Os usuários podem interagir uns com os outros por meio de uma plataforma virtual de aprendizado dentro do mundo virtual;
  • O recurso de interatividade, que torna este mundo mais dinâmico, configura um cenário educacional inovador de aprendizagem autônoma e colaborativa, permitindo o acesso a todos os recursos disponíveis;
  • O sistema metaverso funciona sem que os usuários tenham que se mover no mundo real e ainda mantém uma conexão contínua com o mundo virtual sem limitação de tempo;
  • Da mesma forma, o recurso de corporeidade traz o avatar, que é ilimitado no mundo virtual, levando a um ambiente definido de forma mais realista, pois a forma dos avatares é igual ou superior aos jogos 3D;
  • O recurso de persistência é crucial, pois ajuda a salvar conversas, dados e objetos mesmo depois que os usuários saem do mundo virtual.

Do ponto de vista educacional, em qualquer área o metaverso contribui para desenvolver e avaliar novos modelos de gestão e liderança organizacional. Resultados da interação dos indivíduos no metaverso permitem explicar e examinar o comportamento humano em um contexto educacional para determinar como ele difere do comportamento no mundo real.

As empresas podem tirar proveito de várias técnicas, fornecendo uma plataforma para educadores e funcionários se comunicarem em um ambiente completamente flexível, onde as salas de aula não têm restrições de tempo e espaço.  Nesse sentido, o metaverso tem a função de criar um mundo virtual onde educadores e funcionários desfrutem de modelos de aprendizagem através de aulas híbridas e colaborativas.

O sistema Metaverso está intimamente relacionado às tecnologias de inteligência artificial e sistemas de aprendizagem colaborativa que são usados para aprimorar metodologias educacionais e estilos de aprendizagem.
Para implementar com sucesso todas essas tecnologias, estudos mostraram que há a necessidade de ferramentas extras que rastreiem o desenvolvimento de habilidades e desempenho dos usuários. Portanto, fazer o uso de técnicas de rastreamento de dados, inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada, são exemplos que indicam que o sistema metaverso terá um efeito notável em um futuro próximo. A realidade virtual tem sido amplamente utilizada por estudos recentes para fins educacionais, descrevendo seus possíveis efeitos positivos e negativos.

A chave para explorar o metaverso é fornecer uma boa experiência para os usuários, incluindo interação razoável e eficaz e orientação visual acessível ou dicas para auxiliar na rápida conscientização, compreensão e análise.

E sua empresa, está preparada para o Metaverso? Se a resposta for NÃO, é bom ler esse texto novamente e repensar sua resposta!

*Elenise Rocha é Diretora da Rb Learning, Gamification Researcher, Facilitadora da Metodologia Lego® Serious Play® e especialista em Educação Corporativa, E-learning, Gamificação, Gestão Estratégica do Conhecimento, Gestão Estratégica de RH e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

 

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?