Notícias / Gurus / Como o mercado de franchising pode se preparar para a black friday?

Como o mercado de franchising pode se preparar para a black friday?

Por Renato Alves*

Compartilhe:   

 

O segundo semestre é marcado pelas datas sazonais que movimentam o setor varejista. A principal delas é a Black Friday, que traz grandes oportunidades para as marcas aumentarem as vendas e conquistarem novos clientes, pois a demanda por produtos e serviços com descontos aumenta consideravelmente. Por este motivo, as perspectivas são altas.

 

De acordo com a pesquisa Black Friday 2022, feita pelo Grupo Globo, neste ano ao menos 50% dos brasileiros pretendem adquirir um produto neste período. O estudo apontou também que, em 2022 a tendência é um consumo omnichannel, onde as pessoas poderão comprar online e retirar na loja. E, o que influenciará na decisão de compra é o preço, seja no e-commerce ou ambiente físico. Já com relação as categorias de maior interesse, estão roupas e acessórios (34%); smartphones (33%); eletrônicos (33%); calçados (27%); eletrodomésticos (27%); perfumes e cosméticos (26%); computador (23%), entre outros.

 

PUBLICIDADE.

 

Dessa forma, as marcas devem se organizar para conseguirem atender a demanda durante este período, principalmente as franquias, visto que a Copa do Mundo de Futebol será também um grande impulsionador e movimentará o mercado de franchising.

 

Outro ponto de extrema importância é olhar com atenção para a experiência do cliente, já que cada vez mais os compradores querem ficar no centro dos negócios e participar das tomadas de decisão. Para isso, é necessário analisar de forma minuciosa as particularidades existentes tanto no ambiente físico e online, pois só assim conseguirão criar estratégias adequadas a cada uma delas.

 

No estabelecimento físico, por exemplo, se preocupar desde o relacionamento com o vendedor, disposição dos produtos nas gôndolas, uso de cartão fidelidade, programas de cashbacks e utilizar de inteligência artificial para personalizar o atendimento, a partir do seu hábito de compra, pode ser uma estratégia interessante para quem quer lucrar nessa época do ano.

  Conheça os nossos gurus/colunistas do franchising

 

Já no e-commerce, o primeiro passo é oferecer uma experiência omnichannel, onde as pessoas podem adquirir no online, mas retirar o produto no ambiente físico. Além disso, é importante que as companhias estejam presentes nas redes sociais para divulgar as suas promoções e ações estratégicas para o seu público-alvo de forma assertiva e isso deve ser feita independentemente do canal de venda. Outro ponto de atenção é com relação ao frete, que é fator decisivo na hora de adicionar um item no carrinho. Por conta disso, disponibilizar descontos, entrega rápida e gratuita pode impulsionar a venda. 

 

Por fim, concluo que as franquias estejam de olho nas movimentações de mercado e nas tendências que devem surgir nos próximos meses com relação a Black Friday, para que elas possam surfar nessa onda e com isso aumentar as vendas e fidelizar os clientes nessa data sazonal, que é tão importante para o varejo.

 

*SOBRE - RENATO ALVES

Renato Alves é Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?