Início / Notícias / Gurus / Sete dicas para investir em uma franquia

Sete dicas para investir em uma franquia

Sete dicas para investir em uma franquia
Outros Artigos Publicado em 21 de Junho de 2008 às, 20h56. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

É preciso tomar alguns cuidados antes se tornar dono do próprio negócio

Veja abaixo os sete principais cuidados que se deve ter antes de investir em uma franquia, segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo:

1 – Informe-se sobre as finanças da franquias existentes. As franqueadoras são obrigadas a informar números como o faturamento médio por loja e a receita de unidades próximas ao ponto de interesse, além de uma lista de contatos de franqueados que deixaram o sistema nos últimos dois anos.

2 – Tenha no mínimo 50% dos recursos necessários. Bancos estatais como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste possuem linhas de financiamento de franquias bastante atraentes. Mesmo com juros baixos, se o retorno do negócio ficar abaixo do esperado, um endividamento elevado pode tornar-se impagável.

3 – Faça a conta do investimento total necessário para o início do negócio. Em geral, o franqueador cobrará uma taxa de franquia. Haverá ainda possíveis gastos com reformas do ponto, mobília, equipamentos, computadores, uniformes para funcionários e softwares, além do caixa necessário para comprar o estoque inicial.

4 – Desconfie de promessas de retorno rápido do investimento. O lucro com franquias exige planejamento, dedicação e muito trabalho.

5 – Selecione um ponto com potencial. Uma cafeteria, por exemplo, é mais rentável em locais onde passam muitas pessoas a pé. Uma loja de produtos mais sofisticados costuma ter melhor resultado se montada em bairros nobres da cidade. Para isso peça sempre conselhos ao franqueador.

6 – Diversos setores trabalham com o sistema de franquias e cada um exige habilidades e conhecimentos específicos. Reflita sobre sua vocação no mercado de franquias.

7 – Desenvolva sua capacidade de gestão de pessoas. Conhecimentos de administração e do setor escolhido ajudam franqueados na gestão das lojas, mas o mais importante é que a pessoa tenha característica de liderança. O modelo de um negócio vencedor e as melhores técnicas de vendas serão fornecidas pelo franqueador em troca do pagamento da taxa de franquia.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?