Início / Notícias / Franquias / Existe alguma vantagem em não cobrar royalties dos franqueados?

Existe alguma vantagem em não cobrar royalties dos franqueados?

Em seu artigo mensal, o Guru do Franchising, Caio Simon Rosa, explica sobre essa taxa e se é válido ou não cobrar. Confira!

Existe alguma vantagem em não cobrar royalties dos franqueados?

Compartilhe:   

Recentemente, fomos procurados aqui no escritório por um jornalista que nos fez a seguinte pergunta: “Para os franqueadores, quais as vantagens de não cobrar royalties dos seus franqueados?”

Na verdade, eu não vejo vantagem nenhuma a não ser que o franqueador seja o fornecedor do produto que o franqueado comercializa. Quando isso acontece, há sentido em não cobrar royalties porque a franqueadora já está ganhando em cima do que está sendo vendido para o franqueado. Mas mesmo assim, a maioria das redes, mesmo quando também são fornecedoras, cobram royalties.

Quando o franqueador tem apenas fornecedores homologados, os royalties são importantes porque são a remuneração da franqueadora. E há muitos custos para que uma rede funcione. A franqueadora precisa arcar com a sua estrutura, oferecer suporte e fazer a franquia crescer de forma sustentável.

Eu, particularmente, sou favorável à cobrança dos royalties até porque ele é baseado no faturamento, na maioria dos casos. Isso ajuda porque, se a franqueadora está cobrando royalties do franqueado com base no faturamento, ela vai ter interesse em fazer com que ele fature cada vez mais.

Muitas franqueadoras podem usar a ausência de cobrança de royalties como um chamariz para atrair franqueados. Mas pode ser complicado, especialmente se ela não vende o produto que é comercializado na rede. Sem esta receita, inovações, atualizações e até mesmo a sobrevivência da rede pode ficar comprometida.

Por isso, antes de investir a uma franquia, levante todas as informações necessárias para a tomada de decisão, inclusive, sobre os pagamentos que você terá que efetuar. Em caso de dúvidas, se for o caso, peça ajuda a um profissional especializado em franchising. 

Caio Simon Rosa

 

*Caio Simon Rosa é Especialista em Direito Empresarial, Contratos, Civil e Família e Sucessões é formado em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (Direito Empresarial – Contratos). É sócio do NB Advogados, escritório especializado na área de franquias (empresarial). 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?