Início / Notícias / Eventos / Setor de franquias deve fechar 2011 com crescimento de 22% no Nordeste

Setor de franquias deve fechar 2011 com crescimento de 22% no Nordeste

Com 28 redes, Recife é o maior polo franqueador regional. Feira ABF Expo Nordeste inicia hoje, 8/11

Setor de franquias deve fechar 2011 com crescimento de 22% no Nordeste

Compartilhe:   

O setor de franquias no Nordeste deve fechar 2011 com um crescimento de até 22%, número maior que os 15% previstos para todo o país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com 28 redes, Recife é o maior polo de empresas franqueadoras na região, o que confere à capital pernambucana o sétimo lugar no ranking brasileiro.

“O Nordeste é hoje o principal polo gerador de franquias, pois vem se beneficiando com a entrada da classe C no mercado. Com renda extra, essa parcela da população está comprando mais. Pernambuco se destaca como um centro forte por causa dos empreendimentos que estão sendo instalados em todo o Estado, que levam, por exemplo, à criação de shoppings fora da capital”, explica o diretor-executivo da ABF, Ricardo Camargo.

Em todo o Brasil, são duas mil marcas em operação, com um total de 86,3 mil unidades franqueadas – 2,5% delas estão no Nordeste. Os setores que mais se destacam são de alimentos, acessórios pessoais, calçados e vestuário. “Saúde e beleza também estão na lista, principalmente por causa das mulheres, que estão com maior poder de compra e gostam de investir nelas mesmas”, diz Camargo.

Segundo a ABF, 524 empresas de 20 setores distintos planejam entrar no mercado nordestino nos próximos dois anos, com a previsão de 2.620 novos empregos diretos. De olho no bom momento vivido pelas franquias, o empresário Cleviton Monteiro decidiu investir na área. “Eu queria algo com maior rentabilidade que os fundos de investimento fixo dos bancos e com poucos riscos, pois a franquia já tem uma receita de bolo para seguir”, defende.

Cleviton e mais cinco sócios abriram, no início de novembro, um quiosque em um shopping no Recife para revender produtos licenciados da Disney. “Pesquisei na internet e vi que esta franquia estava em expansão no país, então decidimos apostar na marca. Estamos empregando seis pessoas e, perto do Natal, devemos contratar mais uma. A nossa expectativa é boa”, avalia.

Feira
Franqueadoras de diversos segmentos e consultorias especializadas terão espaço na ABF Franchising Expo Nordeste, feira voltada para o público interessado em abrir franquias na região. O evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, desta terça (8) até a próxima sexta-feira (11).

No mesmo período, o Centro de Convenções vai receber também a Fispal Tecnologia Nordeste e a Fispal Food Service Nordeste. Realizadas anualmente em São Paulo, as três feiras estão entre as maiores do setor na América Latina e devem atrair 28 mil visitantes e 320 marcas expositoras.

A programação das feiras inclui a escolha das 100 melhores padarias do Nordeste e o primeiro Campeonato Regional de Barista, além de cursos gratuitos sobre o mercado de franchising. O público interessado em participar pode fazer o credenciamento gratuito pelo site do evento.

Serviço
Fispal Tecnologia Nordeste
Fispal Food Service Nordeste
ABF - Franchising Expo Nordeste
08 a 11 de novembro de 2011, das 16h às 22h
Centro de Convenções de Pernambuco - Avenida Governador Agamenon Magalhães, Salgadinho, Olinda.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?