Início / Notícias / Eventos / ABF e Provar/FIA divulgam o desempenho do setor de franquias no terceiro trimestre de 2010 e as expectativas para o quarto trimestre

ABF e Provar/FIA divulgam o desempenho do setor de franquias no terceiro trimestre de 2010 e as expectativas para o quarto trimestre

Compartilhe:   

Em termos de faturamento, o total do 3º trimestre de 2010 foi de 17,7% maior do que o o ano passado. Para o 4º trimestre deste ano, espera-se crescimento de 16,5% sobre o quarto trimestre de 2009

São Paulo, novembro de 2010 - A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar os resultados da pesquisa sobre o desempenho do setor de franquia no terceiro trimestre de 2010 e a expectativa para o quarto trimestre.

Realizado em parceria com o Provar – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração (FIA) e Felisoni Consultores Associados, avaliou os resultados a partir de uma amostra de 59 redes de franquias. A amostra conta com empresas dos seguintes ramos de atividade: Acessórios pessoais e calçados; Alimentação; Bebidas, cafés, doces e salgados; Beleza, saúde e produtos naturais; Comunicação informática e eletrônicos; Construção e imobiliárias; Cosméticos e perfumaria; Educação e treinamento; Entretenimento, brinquedos e lazer; Escolas de idiomas; Hotelaria e turismo; Limpeza e conservação; Móveis, decoração e presentes; Negócios, serviços e conveniência, Serviços automotivos e Vestuário.

Mantendo a tendência das pesquisas anteriores o segmento de Alimentação foi o que apresentou maior participação no estudo,33% do total dos pesquisados, seguindo do setor de beleza, saúde e produtos naturais com 28,8% da participação.

Ao todo 7.570 lojas compõem a amostra, sendo 925 lojas próprias (12,2%) e 6.645 unidades franqueadas (87,8%). As empresas do ramo de alimentação destacam-se também pelo maior número de lojas, representando mais de um terço do total da amostra (33,5%), em seguida vem o setor de educação e treinamento com 22,9%. Já a participação das lojas próprias diverge entre os segmentos de negócio, sendo mais elevada para as empresas de Alimentação. A média das empresas prestadoras de Serviços é de 97,9% de lojas franqueadas.

No terceiro trimestre de 2010 verificou-se crescimento de 2,5% no total de lojas, sendo 1,9% de lojas próprias e 2,6% de lojas franqueadas. Para o 4º trimestre, o setor espera crescimento de 4,7% no total de lojas, sendo 4,9% de lojas próprias e 4,7% de lojas franqueadas. No 4º trimestre de 2009, esse crescimento foi de 3,3%.

Em termos de faturamento, o total do 3º trimestre de 2010 foi de 17,7% maior do que o verificado no mesmo período do ano passado. Para o 4º trimestre deste ano, espera-se crescimento de 16,5% sobre o faturamento do quarto trimestre de 2009. Já de um trimestre para o outro, as variações podem ser bem diferentes entre si, explicado pelos efeitos sazonais. O terceiro trimestre de 2010 apresentou crescimento de 3,8% comparativamente ao faturamento do segundo trimestre deste ano. Para o quarto trimestre deste ano, espera-se crescimento de 15,2% em relação ao faturamento observado no terceiro trimestre de 2010.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?