Início / Notícias / Eventos / Feira de franquias reunirá grandes marcas no EmpreendaMais

Feira de franquias reunirá grandes marcas no EmpreendaMais

EmpreendaMais MT ocorre entre os dias 15 e 16 de setembro

Feira de franquias reunirá grandes marcas no EmpreendaMais

Compartilhe:   

O setor de franquias não recuou diante da crise mundial e fechou o ano de 2009 com um faturamento de R$ 63 bilhões, um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior. O dado foi apurado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) através de pesquisa feita com 1.643 marcas de franquia atuantes no país.

Em 2009, 264 novas redes surgiram no mercado, um aumento de 19,1%, totalizando 1.643. Já o número de unidades (pontos-de-venda de serviços ou produtos), saltou de 71.954 para 79.988, um aumento de 11%. Essa expansão resultou na abertura de 72 mil novos postos de trabalho. O setor é responsável hoje por mais de 700 mil empregos diretos. É também um dos setores que mais oferece oportunidade do primeiro emprego, além de investir no treinamento e capacitação de seus funcionários.

Reunindo soluções, tendências e novidades no segmento de franquias, o EmpreendaMais MT, que ocorre entre os dias 15 e 16 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal, traz uma feira de franquias, onde grandes redes do mercado nacional apresentarão suas oportunidades para empreendedores interessados em abrir um negócio próprio na região. Em Cuiabá, basta circular especialmente nos shoppings pra constatar a presença marcante das franquias.

A previsão da ABF é de que em 2010 o setor cresça o faturamento em 16 %. Em número de novas marcas a expectativa é de 8 a 10%, já em número de unidades essa variação pode ficar entre 10 e 12%. “Com tantos pontos inaugurados no ano passado é natural que o faturamento aumente ainda mais neste ano”, explica Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, no site da Associação. Para ele, outra grande aposta em 2010 são as microfranquias (negócios de até R$ 50mil de investimento) e a exploração de novas cidades.

Em faturamento, o segmento de franquia que mais cresceu em 2009 foi o de Acessórios Pessoais e Calçados, pelo terceiro ano consecutivo registrando 41,2% de aumento em relação ao ano passado. Em segundo lugar está o setor de Vestuário com 37,5% de aumento de faturamento, seguido pelo setor de Informática e Eletrônicos, com crescimento de 28,9%, em relação a 2008. O setor de Alimentação manteve seu ritmo de crescimento. Em 2009, o setor cresceu 21,8%.

Em relação ao crescimento do número de redes, o destaque de 2009 foi o setor de Hotelaria e Turismo que cresceu 33,3%, seguido por Acessórios Pessoais e Calçados, com aumento de 30,7%, e de Veículos, com 25,9%.

O segmento de Acessórios Pessoais e Calçados também foi o que mais cresceu em número de unidades, 23,5%, seguido pelo de Alimentação com 22,3% e pelo de Móveis Decoração e Presentes, com 21,8% de crescimento.

Para Raúl Candeloro, diretor da Editora Quantum (revista VendaMais), a feira é ideal para quem busca abrir seu próprio negócio. “A expectativa é de que várias franquias nacionais estabeleçam contatos importantes para reforçar seus negócios em Cuiabá, aproveitando todo o potencial da região”, destaca Raúl.

O EmpreendaMais MT vai contar com diversas palestras, cujo objetivo é trazer mais qualificação aos profissionais do varejo. O evento é uma realização da Venda Mais, e do Sistema Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso-Fecomércio/MT, através do Senac Varejo.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?