Início / Notícias / Eventos / Executivos de franquias se reúnem para café da manhã empresarial no RJ

Executivos de franquias se reúnem para café da manhã empresarial no RJ

Café da manhã vai mostrar como tornar a marca internacionalmente conhecida

Compartilhe:   


A Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro (ABF-Rio) realiza amanhã, dia 27 de julho, terça-feira, das 8h30min às 11h, o curso de negócios “Café com Franquia”. O evento vai reunir grandes nomes do setor em palestras com o tema “Oportunidade de Expansão Internacional para Franquias Brasileiras”. 

O seminário será ministrado pelo consultor de negócios, Paulo César Mauro, e pelo advogado especialista em legislação do franchising, Luiz Felizardo Barroso, com a participação do consultor internacional José Schwartz. Durante o café, os participantes conhecerão os caminhos e desafios para quem deseja tornar sua marca conhecida em outros países, entender sobre leis, direitos e deveres, bem como obter informações sobre o mercado internacional.

A D’pil, empresa especializada em a fotodepilação inteligente, é exemplo de quem cresce não só no mercado interno, mas também leva sua expertise para outros países na America Latina, como Uruguai, Argentina e Colômbia. Em maio deste ano, a empresa participou de feiras no Uruguai, onde prevê a inauguração de cinco lojas até o final deste ano. Outro país que vai ganhar uma loja da rede é a Argentina. A unidade D’pil vai ser inaugurada no bairro de Alto Palermo, em Buenos Aires.

Segundo o diretor da D’pil para Argentina, Uruguai e Chile, Víctor Rafael Sanchez, a rede de franquias está com contatos assinados para abertura de lojas em Córdoba e Mendonça. O objetivo é assinar mais de 50 unidades na Argentina até o fim de 2010. A D’pil também planeja investimentos na Colômbia. Em setembro a rede vai estar presente na Fanyf, feira de franchising da Colômbia, para onde deve levar unidades da marca.

Segundo o presidente da ABF-Rio, Alain Guetta, Rio de Janeiro gera uma gigantesca oportunidade de bons negócios para empreendedores e marcas que desejam abrir franquias no estado. E, segundo a Associação Brasileira de Franquias seccional Rio de Janeiro (ABF-Rio), a cidade começa a se abrir para ser polo internacional de franchising, tanto receptor quanto emissor de franquias dos mais diferentes tipos.
 
“Temos tudo para isso. O Rio, é berço e origem do franchising nacional, é uma natural caixa de ressonância e vitrine de uma infinidade de novos conceitos comerciais totalmente nascidos e criados por aqui mesmo, os quais com muita espontaneidade e simpatia se espalham por todo o país”, festeja Alain Guetta.

De acordo com o advogado especilista em legislação de franquias, Luiz Felizado Barroso, a primeira pergunta que o interessado em internacionalizar a marca deve fazer é: por que expandir para outro país? As respostas são simples, segundo ele, “para ocupar novos mercados quando os seus, nacionalmente, já estiverem exauridos; ganhar know-how internacional; promover-se institucionalmente; estabelecer estratégias de defesa para os negócios no país contra a chegada de redes estrangeiras em seu mercado”.

“Entretanto, antes de pensar em internacionalizar sua franquia, é importante verificar se a cobertura do mercado interno é satisfatório, se há nicho a ser explorado fora do país, verificar estrutura de fornecimento nos outros países, a existente de interessados estrangeiros, o mercado prioritário, realizar análise de concorrentes diretos e indiretos, checar a legislação local e adaptar o que for necessário”, complemente Felizardo Barroso, que vai debater esse e outros temas durante o evento.

O café da manhã acontecerá na sede da ABF-Rio (Av. Treze de Maio, 23 Gr. 401 – Centro, Rio de Janeiro). Associados ABF tem entrada franca. Já não associados pagam R$ 50,00 para participar do evento. Reservas e inscrições devem ser feitas pelo telefone (21) 2292-5104.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?