Início / Notícias / Eventos / Sucesso no 1º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios

Sucesso no 1º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios

Evento foi sucesso de público e abordou importantes temas do franchising

Sucesso no 1º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios

Compartilhe:   

O 1º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, que ocorreu nos dias 13 e 14 de abril – em São Paulo/SP – contou com palestrantes de renome, empresas importantes do mercado e mais de 270 participantes, entre executivos, franqueados e franqueadores.

O tema do evento era “a excelência na gestão de redes de franquias e negócios no cenário internacional”. Falar sobre o assunto é conexo com o momento do mercado de franquias que está em expansão, pois as formas de gerenciamento influenciam diretamente na lucratividade da organização. O franchising cresceu 14,7% em relação ao ano anterior e faturou R$ 63 bilhões em 2009, de acordo com a última pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

A atração principal do evento foi o australiano Greg Nathan, considerado o papa do franchising, que deu um show – com direito a violão – em sua palestra. O formato que escolheu para apresentar o seu tema – “Técnicas e Ferramentas para Criar e Desenvolver Parcerias Lucrativas” e “Como Manter um Relacionamento Saudável entre Franqueado e Franqueador” – foi inovador e contou com muita interação da plateia.

Por diversas vezes, Greg se dirigiu ao público fazendo perguntas e estimulando a reflexão sobre temas abordados por ele. Em determinado momento, chegou a chamar ao palco alguns participantes e deu até uma palhinha de sua veia artística, cantando uma música, sobre franchising, com seu violão.

Durante a cerimônia, Nathan aproveitou para lançar o livro The Franchise E-Factor no Brasil, com direito a uma sessão de autógrafos. A obra apresenta o modelo comportamental das relações entre os participantes de redes de negócios.

Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, especializado em consultoria para expansão de redes de franquias e negócios, abordou o tema “Gestão das Redes de Negócios no Brasil”, falando sobre o nosso modelo, suas dificuldades, pesquisas de franchising, entre outras coisas.

Já  Eduardo Tormo, diretor geral da Tormo & Associados, maior consultoria de franchising na Espanha, explanou sobre “Técnicas de Gestão Utilizadas nas Redes de Negócios Europeias” e levou dados relativos à Espanha. Tormo afirmou que o mercado brasileiro é bem similar ao espanhol quando falamos de franquias.

Marcos Gouvêa, diretor Geral da GS&MD, uma das principais consultorias de varejo do Brasil, falou sobre “O Impacto da Gestão nas Redes de Varejo.

Os representantes de importantes empresas subiram ao palco para falar sobre a atuação de sua rede de negócio ou franquia e trouxeram informações valiosas para o público. As empresas que dividiram suas experiências foram: Via Uno, Bob’s, DPaschoal, Portobello Shop, O Boticário, Outback Steakhouse, e Marisol.
 
O Grupo Bittencourt também apresentou uma pesquisa inédita com dados sobre o panorama atual da Gestão nas  Redes de Franquias no Brasil. Foi possível observar a diferença da percepção dos serviços prestados na visão dos franqueados e dos franqueadores.

O Fórum contou com o apoio da ABF (Associação Brasileira de Franchising), IBCO, (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização), Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), Portal Sua Franquia, Editora Lamonica, Cognatis Geomarketing, Revista NoVarejo, PDV Brasil - Arquitetura e Gestão, ProBrasil Propaganda, Tormo e Associados e Opus.

“O 1º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios é um marco no que se refere a trazer conhecimento, trocar experiências, conhecer novas culturas e tratar assuntos que ainda não tinham sido abordados no franchising com tanta clareza e propriedade.”, afirma Liana Bittencourt, diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.

Nos próximos dias, publicaremos mais matérias com a cobertura do evento.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?