Notícias / Eventos / Brasil é o quarto em número de franqueadores no mundo

Brasil é o quarto em número de franqueadores no mundo

Sistema cresce também na área de Serviços

Compartilhe:   

O Brasil é o quarto país em número de franqueadores no mundo. A informação é de Cláudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em expansão de negócios.

“O mercado de franquias está crescendo ano a ano a taxas de 15% a 20%. De 2007 para 2008 o número de franqueadores cresceu 15,6% em marcas novas que estão sendo lançadas. A própria melhoria da economia vem propiciando isto. A profissionalização dos franqueadores também, porque o franqueado acredita mais no franqueador e na formatação do negócio. Este conjunto todo já coloca o Brasil em quarto lugar em número de franqueadores no mundo. E, cada vez mais, indústrias estão interessadas em ir para o varejo através do esquema de franquias, abrindo lojas próprias e depois começam a franquear”, diz Cláudia.

A expansão do segmento está trazendo para o setor de franquias novas áreas de atuação em franquias. “Estamos saindo daquela coisa de alimentação e vestuário e indo muito para a prestação de serviço”, avalia a diretora que, atualmente, auxilia na expansão de sete novas marcas. “Nós fazemos um trabalho para avaliar se o negócio tem condições de virar uma franquia ou não. Então, elaboramos um plano de negócios para a expansão dele que envolve a análise de negócio atual, a análise financeira e o próprio plano de expansão”, explica.

Dentre as marcas que Cláudia está assessorando para entrar no mercado de franquia, ela destaca a UZ Games, empresa de jogos eletrônicos. “Ela tem 11 unidades em São Paulo de lojas próprias, mas quer crescer com franquias. Hoje não é só a criança que gosta de jogos. Todo mundo gosta”, avalia. Um outro negócio que a diretora ressalta é a Barbara Strauss. “É um negócio que não é tão novidade, mas que surgiu de uma empresária que vendia jóias a domicílio e tinha uma loja que era só um show room”, conclui.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?