Início / Notícias / Eventos / Sebrae homenageado no prêmio PEGN

Sebrae homenageado no prêmio PEGN

Adelmir Santana, presidente do Conselho Deliberativo, e Paulo Okamotto, diretor-presidente, receberam placas de reconhecimento pelo papel do Sebrae para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil

Sebrae homenageado no prêmio PEGN
Sua Franquia Publicado em 21 de Junho de 2008 às, 20h56. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

Eduardo Ritschel

O Sebrae foi a entidade homenageada na festa de premiação da 4ª edição do prêmio 'As Melhores Franquias do Brasil', iniciativa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios da Editora Globo, realizada na terça (26) no Via Funchal na capital paulista.

O senador Adelmir Santana, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, e Paulo Okamotto, diretor-presidente da Instituição, receberam placas em reconhecimento ao papel da entidade para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil.

"Um país não se faz com ações isoladas. É preciso que instituições ajudem o desenvolvimento das empresas de pequeno porte"", disse Juan Ocerin, diretor-geral da Editora Globo. ""O Sebrae promove cursos de capacitação, estimula a cooperação e a parceria, e oferece enorme contribuição ao empreendedorismo nacional"", completou.

O papel exercido pelo Sebrae na formulação e aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa também foi destacado durante a homenagem. O senador Adelmir Santana, além de atuar no Conselho Nacional do Sebrae, afirmou seu compromisso de defesa das micro e pequenas empresas no Senado.

"A luta que se originou no Sebrae e formou a Frente Empresarial levou à aprovação da Lei Geral. É preciso agora garantir a transformação das vantagens da aplicação da legislação num meio para trazer muitas empresas para a formalidade"", disse Adelmir Santana. ""A Lei Geral será uma revolução para a economia nacional"", acrescentou.

Mercado de franquias
O setor de franchising é o mais importante instrumento de multiplicação de pequenos negócios e cresceu mais de 11% em 2006, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). De 2001 para 2006, o número das redes de franquia brasileiras passou de 600 para 1.013 empresas.

Reconhecendo que o setor é extremamente profissionalizado, Paulo Okamotto ressaltou que as empresas vencedoras do prêmio 'As Melhores Franquias do Brasil' são ""exemplo para milhões de empreendedores e fonte de inspiração para que continuem a superar o desafio de ser mais competitivos e inovadores"".

As empresas premiadas foram avaliadas de acordo com três critérios: desempenho, qualidade e satisfação dos franqueados. Dados qualitativos e quantitativos de 450 franquias e de mais de 3,5 mil franqueados de todo o Brasil foram coletados e analisados pela FGV Projetos, divisão de consultoria da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. O processo de avaliação é acompanhado por um Comitê Gestor composto por profissionais da área, pela ABF e pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

As franquias vencedoras foram: McDonald's, que também se destacou no segmento alimentação; Vanilla Caffé, em cafeteria e confeitaria; Portobello Shop, em casa, decoração e presentes; O Boticário, em cosméticos, perfumaria e farmácia; Yes! Cursos de Idiomas, em ensino de idiomas; Linces Vistorias, em serviços financeiros e consultoria; Flytour Franchising, em lazer; Memorial Saúde, em saúde e bem-estar; AlphaGraphics, em serviços gerais; S.O.S. Educação Profissional, em treinamento e cursos profissionalizantes; Yes Rent a Car, em veículos; e Arezzo, em vestuário, calçados e acessórios.

Também durante o evento, a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios lançou o 4º Anuário de Franquias. O anuário é a única publicação que conta com uma pesquisa que apura quais as melhores e maiores franquias do Brasil.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?