Início / Notícias / Eventos / Sebrae homenageado no prêmio PEGN

Sebrae homenageado no prêmio PEGN

Adelmir Santana, presidente do Conselho Deliberativo, e Paulo Okamotto, diretor-presidente, receberam placas de reconhecimento pelo papel do Sebrae para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil

Sebrae homenageado no prêmio PEGN

Compartilhe:   

Eduardo Ritschel

O Sebrae foi a entidade homenageada na festa de premiação da 4ª edição do prêmio 'As Melhores Franquias do Brasil', iniciativa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios da Editora Globo, realizada na terça (26) no Via Funchal na capital paulista.

O senador Adelmir Santana, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, e Paulo Okamotto, diretor-presidente da Instituição, receberam placas em reconhecimento ao papel da entidade para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil.

"Um país não se faz com ações isoladas. É preciso que instituições ajudem o desenvolvimento das empresas de pequeno porte"", disse Juan Ocerin, diretor-geral da Editora Globo. ""O Sebrae promove cursos de capacitação, estimula a cooperação e a parceria, e oferece enorme contribuição ao empreendedorismo nacional"", completou.

O papel exercido pelo Sebrae na formulação e aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa também foi destacado durante a homenagem. O senador Adelmir Santana, além de atuar no Conselho Nacional do Sebrae, afirmou seu compromisso de defesa das micro e pequenas empresas no Senado.

"A luta que se originou no Sebrae e formou a Frente Empresarial levou à aprovação da Lei Geral. É preciso agora garantir a transformação das vantagens da aplicação da legislação num meio para trazer muitas empresas para a formalidade"", disse Adelmir Santana. ""A Lei Geral será uma revolução para a economia nacional"", acrescentou.

Mercado de franquias
O setor de franchising é o mais importante instrumento de multiplicação de pequenos negócios e cresceu mais de 11% em 2006, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). De 2001 para 2006, o número das redes de franquia brasileiras passou de 600 para 1.013 empresas.

Reconhecendo que o setor é extremamente profissionalizado, Paulo Okamotto ressaltou que as empresas vencedoras do prêmio 'As Melhores Franquias do Brasil' são ""exemplo para milhões de empreendedores e fonte de inspiração para que continuem a superar o desafio de ser mais competitivos e inovadores"".

As empresas premiadas foram avaliadas de acordo com três critérios: desempenho, qualidade e satisfação dos franqueados. Dados qualitativos e quantitativos de 450 franquias e de mais de 3,5 mil franqueados de todo o Brasil foram coletados e analisados pela FGV Projetos, divisão de consultoria da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. O processo de avaliação é acompanhado por um Comitê Gestor composto por profissionais da área, pela ABF e pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

As franquias vencedoras foram: McDonald's, que também se destacou no segmento alimentação; Vanilla Caffé, em cafeteria e confeitaria; Portobello Shop, em casa, decoração e presentes; O Boticário, em cosméticos, perfumaria e farmácia; Yes! Cursos de Idiomas, em ensino de idiomas; Linces Vistorias, em serviços financeiros e consultoria; Flytour Franchising, em lazer; Memorial Saúde, em saúde e bem-estar; AlphaGraphics, em serviços gerais; S.O.S. Educação Profissional, em treinamento e cursos profissionalizantes; Yes Rent a Car, em veículos; e Arezzo, em vestuário, calçados e acessórios.

Também durante o evento, a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios lançou o 4º Anuário de Franquias. O anuário é a única publicação que conta com uma pesquisa que apura quais as melhores e maiores franquias do Brasil.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?