Início / Notícias / Eventos / Sebrae AM promove curso sobre franquias

Sebrae AM promove curso sobre franquias

Sebrae AM promove curso sobre franquias

Compartilhe:   

O objetivo do curso é mostrar aos empreendedores como escolher a franquia certa, minimizando riscos e apontando retorno do investimento.

Do Sebrae no Amazonas

Visando o fortalecimento das relações empresariais entre franqueados e franqueadores, o Sebrae no Amazonas iniciou na segunda-feira (16) a primeira turma do curso que vai ensinar os empreendedores a 'Como Escolher a Franquia Certa'. As aulas terminam nesta terça-feira (17), no Centro de Treinamento do Sebrae, localizado no Centro de Manaus.

O palestrante é o economista e consultor especializado Daniel Bernard, mestre em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de dois livros sobre o tema, o mais recente deles tem o mesmo nome do curso.

O Sebrae Amazonas é a primeira unidade estadual da Instituição a testar esta metodologia para orientar empresários no setor de franquias. “Estamos cumprindo a nossa missão de orientar os empreendedores que sejam desejosos de abrir uma franquia de sucesso, com riscos minimizados e o encontro de uma franquia competente que forneça consultoria e treinamentos”, explicou a diretora técnica do Sebrae Amazonas, Maria José Alves da Silva.

A turma piloto do curso conta com 36 participantes, que aprendem, dentre outras coisas, como funciona uma rede de franquias, seus riscos e o retorno do investimento. “Este curso mostra como escolher uma franquia que possua uma marca forte, que disponibilize produtos e capacite seus funcionários. A taxa de mortalidade de uma franquia é de apenas 8% enquanto que em outros empreendimentos ela chega a 80%”, disse o gerente substituto da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae Nacional, Oscar Ferreira.

Daniel Bernard tem mais de 17 anos de experiência em consultoria empresarial. Além do curso 'Como Escolher a Franquia Certa', ele também desenvolveu o módulo 'Como Selecionar o Franqueado Certo' para o Curso Avançado de Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e já prestou consultoria a cerca de 130 empresas comerciais varejistas brasileiras e estrangeiras.

Segundo o gerente da Unidade de Atendimento Individual e Mercado, Sávio Ramos, o Sistema Sebrae dará início a um processo de desmistificação das franquias no País, uma vez que muitos empresários têm a idéia de que franquia é somente para grandes empreendedores. “Com essa iniciativa, esperamos ir ao encontro dos empresários locais no que tange à disponibilização de uma atividade empresarial de sucesso e com pequena margem de insucesso, uma vez que o franqueado dá as principais orientações no que diz respeito à operacionalização da franquia”, disse.

O consultor Bernard ensina no curso como funciona o processo de análise de mercado e auto-conhecimento do setor. “Para que a franquia dê certo tem que haver um casamento com o que a pessoa quer e gosta de fazer com o que existe no mercado em que ela está inserida”, orientou o consultor. “Como a demanda por esse curso foi muito grande, já estamos negociando outra turma para breve”, anunciou a diretora Maria José.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?