Início / Notícias / Eventos / ABF realiza missões em três continentes

ABF realiza missões em três continentes

ABF realiza missões em três continentes

Compartilhe:   

Grécia, Angola, Peru, Chile e Itália. Estes são os países que a ABF (Associação Brasileira de Franchising) visitará ainda em 2007, visando identificar o potencial de cada um deles para a expansão internacional de marcas brasileiras.  Neste segundo semestre, Grécia e Angola foram os primeiros a receber os representantes da ABF, que trouxeram importantes informações sobre as características destes mercados. Estas missões acontecem como conseqüência da parceria firmada desde 2004 junto à APEX (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) para desenvolver o intercâmbio internacional das marcas brasileiras. Até o momento, 48 marcas nacionais já estão atuando fora do Brasil e o objetivo desde acordo é aumentar esta participação em, no mínimo, 20%.

Para que o desembarque em outro país seja bem sucedido, reconhecer as particularidades de cada mercado alvo torna-se imperioso. Além de identificar as possíveis oportunidades, prospectar novos nichos, detectar armadilhas e colher o máximo possível de informações sobre o país e seus vizinhos, os enviados para estas missões têm que desenvolver um apurado senso crítico em relação ao país visitado.

Angola, um país em reconstrução
Luanda, capital de Angola, está em pleno desenvolvimento e é a principal cidade de um país em reconstrução, já que saiu há poucos anos de uma longa guerra civil. “Por ser um país pouco desenvolvido, há muita carência na geração de emprego e renda, além da capacitação de mão de obra, umas das qualidades mais conhecidas do franchising”, destacou Rogério Feijó, gerente de relacionamento da ABF e que acaba de voltar da Feira Internacional de Luanda (FILDA), maior evento de negócios do país africano, realizada entre os dias 10 e 15 de julho.

Segundo Rogério, há oportunidades de negócios em diversos setores, mas a maior contribuição que o sistema pode oferecer é a capacitação profissional que as redes dão aos seus colaboradores. “Angola é um país rico em petróleo e diamantes e com uma população muito jovem e carente de oportunidades de trabalho. Como foi destruído por uma guerra civil, têm enorme potencial de crescimento”, afirma o executivo. Além destes fatores, um dos mais instigantes é que a língua adotada no   país é o português, o que acaba estimulando novos empreendimentos em setores diversos, como o imobiliário, por exemplo. No recém inaugurado Belas Shopping, primeiro centro de compras do país e situado em Luanda, existem sete marcas brasileiras (Bob’s, livraria Nobel, Richard’s, Green, Sapataria do Futuro, Werner Coiffure e Mundo Verde). Outras como Fisk, Mr. Sheik e O Boticário também já operam em solo angolano.

Grécia, destino turístico com grande influência
Já na Grécia, o idioma é um dos principais entraves. Nem o alfabeto é o mesmo. Em compensação, exerce uma determinante influência cultural e de costumes sobre inúmeros países da região dos Bálcãs. Além disso, é considerada um dos principais destinos turísticos do mundo, o que acaba funcionando como uma vitrine para as marcas lá estabelecidas. Outro diferencial deste país, que hoje detém a maior frota de navios do mundo, é que sua população possui muitas semelhanças em relação ao povo brasileiro: são muito calorosos e bastante hospitaleiros.

“Outro ponto que trabalha a favor para as nossas marcas é que o nome Pelé é muito popular na Grécia e isso remete a uma associação positiva imediata com o Brasil”, destaca Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF e que acaba de voltar de uma missão ao país grego. Ricardo ainda pôde observar que o café brasileiro é muito apreciado por lá. “Eles também tem muitas marcas européias de alto luxo já estabelecidas. É, sem dúvida alguma, um mercado que valoriza marcas de qualidade”, acrescenta o diretor.

A parceria em 2007/2008
Ainda dentro desta estratégia de prospectar novos mercados, até o final de 2007, a ABF ainda irá participar de duas missões comerciais em agosto (Chile e Peru) e de uma feira de franquias em outubro, em Milão, na Itália.

Desde o começo de 2007, dentro da segunda fase do convênio com a APEX (biênio 2007-2008), o Pavilhão Brasil já esteve em feiras de negócios em franquia no México, na Argentina e em Portugal, além de participar, a convite da APEX, da ExpoComer, principal feira de negócios do Panamá.

Para 2008, estão previstas participações em feiras de franquia nos Estados Unidos, em janeiro, Argentina entre abril e maio, Espanha em abril e Portugal em maio, além de uma missão comercial para o Equador e Colômbia em agosto.

"

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?