Notícias / Vestuários e Acessórios / Sportix Bike Shop traz modelo de negócio inédito para o Brasil

Sportix Bike Shop traz modelo de negócio inédito para o Brasil

Compartilhe:   

Muito mais que uma atividade física, andar de bicicleta se consagra diariamente como uma forma de locomoção, o que favorece um transporte ecologicamente correto. De encontro com essas crescentes buscas pelo ciclismo estão as inúmeras ciclovias distribuídas por todo o país. Apenas na cidade de São Paulo existem mais de 460 quilômetros de ciclovias, e acredite, mais de 333 mil utilizam bicicletas diariamente na cidade, seja para ir ao trabalho, ao mercado ou para passeio. Segundo pesquisa Ibope, 32% dos paulistanos são ciclistas habituais, o que nos mostra que mesmo a cidade que não para, encontrou um "jeitinho" para inserir o ciclismo no dia a dia da cidade.

Não é apenas São Paulo que está investindo em ciclovias, as pequenas cidades também estão aderindo aos poucos a essa cultura que faz uma aliança entre economia e sustentabilidade. "Cada vez mais pessoas estão buscando bikes para facilitar o dia a dia. Atualmente ciclismo não é apenas um esporte, é uma forma de fugir do transito caótico de grandes metrópoles", explicou Fernando Lucas, diretor executivo da rede Sportix Bike Shop sobre a crescente busca pelas bikes.

Com um modelo de negócio inédito no Brasil, a Sportix Bike Shop chega ao mercado de franchising com modelo que exige um espaço de no mínimo 100m² e muito comprometimento por parte dos franqueados. "Além do tamanho das lojas temos uma estrutura diferenciada. Nossas unidades oferecem uma mecânica interna para concertos e ajustes, um bike café interno, possibilidade de locação de bicicletas, a possibilidade de ter um estúdio de bike fit permanente, entre outras possibilidades que oferecemos para nossos franqueados", contou Lucas sobre os diferenciais da rede.

As grandes parcerias e exclusividade na importação de bikes também são diferenciais que atraem novos franqueados para a rede. "Temos parcerias com os principais fornecedores do mercado, além de sermos importadores e distribuidores também de alguns produtos exclusivos que conferem um diferencial aos nossos franqueados", salientou o Fernando Lucas. Hoje a Sportix Bike Shop oferece produtos das marcas Trek, Specialized, Caloi, Cannondale, Scott, Oggi, Audaz, Shimano, Sram, Rock Shox, Mavic, Camel Black, FirstBike, Garmin, Gopro, Thule, Continental, Schwalbe, Fizik, Bontrager, Pearl Izumi, Hirzl, entre outras. "Oferecemos as principais marcas de bicicletas importadas e nacionais, além dos produtos com nossa marca. Trabalhamos com uma variada gama de acessórios, peças, vestuários e equipamentos, tudo isso voltado para os praticantes do ciclismo, usuários da bicicleta por lazer e mobilidade", reforça.

Mas para ser um franqueado não basta apenas amar e entender do esporte e das "magrelas", a Sportix Bike Shop oferece uma oportunidade de negócio para quem busca empreender e ter sucesso no negócio com empenho e responsabilidade. "O treinamento inicial tem duração entre sete e dez dias na loja piloto, ocorre in loco na loja franqueada e é dado pela equipe de consultoria de campo", disse o diretor. O treinamento de franqueados segue um roteiro e utiliza manuais de operações, comercial e marketing desenvolvidos pela rede como material de curso. "Todos os nossos processos foram mapeados, possibilitando assim o desenvolvimento de manuais de procedimentos bem práticos e detalhados, contando com indicadores que auxiliamos para obtenção dos resultados esperados", explica.

O diferencial da rede é a exclusividade. A primeira rede de franquias voltada ao ciclismo, com padronização, identificação da marca e utilização de know how. "Compartilhamos algum estoque e informações, somados aos nossos métodos comerciais de eventos e nível de serviços fazendo com que nossas unidades se diferenciem com facilidade dos concorrentes. Essa já é uma realidade que acontece em todos os locais que as unidades da Sportix Bike Shop estão instaladas", finalizou Fernando Lucas.

A rede está em processo de expansão e busca novos franqueados por todo o território nacional. Hoje a rede possui três unidades, sendo a piloto em São José do Rio Preto, unidade Alphaville e a unidade Salvador, em breve será inaugurada a unidade Belo Horizonte.

A Rede

Baseado em modelos de negócios do segmento na Europa e Estados Unidos a Sportix trouxe para o Brasil a primeira franquia de bicicletas com acessórios voltada a novos e experientes ciclistas. No mercado desde 2007, a marca é importadora exclusiva de conceituadas marcas mundiais voltadas ao ciclismo, além de desenvolver e comercializar sua própria linha de produtos e vestuários.

Com sucesso de sua marca própria e a consolidação do seu nome no mercado, a Sportix Bike Shop entrou em 2013 para o franchising e iniciou seu processo de expansão em 2015. Além de ser pioneira no segmento, a rede também possui uma das melhores e maiores lojas, voltada ao ciclismo, do Brasil.

CONFIRA OUTRAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS DE VESTUÁRIO

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?