Grupo Lupo aposta na inovação para crescimento de lojas e franquias para 2021

  • Marca prevê crescimento de 111 lojas por ano até 2025;
  • Companhia criou, em 2020, laboratório de desenvolvimento de soluções para acelerar a transformação digital das lojas;
  • E-commerce também teve crescimento robusto; 256% no ano de 2020 e 3410% no período de Janeiro a Fevereiro de 2021.

 

Araraquara, 20 de abril de 2021 - A Lupo, fabricante e marca referência na indústria têxtil do Brasil, investiu em inovação e colheu resultados de crescimento de lojas, franquias e e-commerce, mesmo em meio a pandemia. O grupo conta atualmente com 654 lojas (sendo 395 franquias Lupo; 11 franquias Lupo Sport; 70 franquias Scala; 129 lojas Tudo Lupo e 49 lojas By Trifil) e apesar de todas as adversidades trazidas pela crise, abriu 60 novas lojas em 2020.

 

E para que o planejamento de crescimento não fosse severamente impactado, foi elaborado para as lojas em funcionamento um plano de redução de impactos para mitigar riscos, com reuniões online junto aos lojistas; e também foi criado um laboratório de desenvolvimento de soluções para acelerar a transformação digital das lojas. Por isso, para o futuro, é previsto que o grupo chegue ao final de 2025 com 1.207 lojas, um crescimento médio de 111 lojas por ano.

 

100 anos - mas sempre inovando

 

A Lupo é uma empresa centenária, com trajetória marcada por inovações tecnológicas no setor têxtil e sempre atenta às novas necessidades do mercado. Para suas lojas não seria diferente. Com a ascensão das vendas online, a experiência de compra, desde a pesquisa até o pós-venda, tornou-se fator determinante para garantir que o consumidor tenha uma experiência integrada com a marca, mantendo um relacionamento ainda mais próximo.

 

Assim, a companhia optou por criar, no início de 2020, um laboratório de desenvolvimento de soluções para o varejo, voltadas para a transformação digital dos PDVs. A primeira solução entregue em 2020 foi um APP de checkout móvel que funciona integrado com as máquinas de cartão das adquirentes, que visa melhorar a experiência do consumidor e aumentar a eficiência do PDV.

 

A utilização do checkout móvel proporciona um atendimento mais fluido e dinâmico, com a redução nas filas de pagamento, vistas como um dos principais pontos de atrito durante a jornada de compras.

 

Com essa nova ferramenta, o vendedor é responsável pela venda e recebimento, evitando uma "quebra" no relacionamento já estabelecido com o consumidor durante o processo. Além disso, todas as etapas da venda podem ser feitas em qualquer espaço da loja, evitando aglomerações, fundamental para reduzir a possibilidade de contaminação em loja - considerando o atual período de pandemia.

 

Além disso, o investimento para implantação de loja foi reduzido consideravelmente, pois elimina a necessidade de um mobiliário específico para o caixa, hardware e software. Por ser muito mais intuitivo, o custo com treinamentos dos colaboradores também foi reduzido em 40%.

 

Atualmente, 40 lojas estão funcionando com APP de checkout móvel. E a Lupo pretende disponibilizar essa solução para toda a rede até o final de 2022.

 

Por consequência, a implantação do checkout móvel abriu caminho para a solução omnichannel. Nela, os estoques das modalidades física e digital serão integrados (prateleira infinita), reduzindo rupturas, trazendo novas oportunidades de venda e aumentando a rentabilidade das operações.

 

Plataforma Fast Lupo

 

E de olho na tendência Omni, o Grupo está desenvolvendo a plataforma Fast Lupo, que busca integrar os canais de venda, proporcionando aos consumidores uma experiência de compra unificada, independentemente do canal utilizado.

 

"É um desafio enorme interligar vários canais de distribuição com sistemas de tecnologia diferentes, além de modelos de gestão independentes. Porém, a marca enxerga muitas oportunidades para essa plataforma. Para os lojistas, essa estratégia se traduz em novas oportunidades de venda e fidelização do consumidor", explica a Diretora Presidente da Lupo, Liliana Aufiero. "Seguiremos evoluindo a plataforma Fast Lupo e integrando com nossos lojistas, para melhorar ainda mais a experiência de compra de nossos consumidores", completa.

 

No primeiro semestre de 2021, o grupo iniciou a implantação da modalidade onde o consumidor realiza sua compra no site e recebe com prazo de frete otimizado. Para isso, a plataforma disponibiliza o pedido feito no e-commerce para lojas próximas ao endereço do consumidor; essas terão a oportunidade de capturar o pedido e realizar a entrega.

 

E-commerce

 

Para melhorar ainda mais a experiência do consumidor, em novembro de 2019, foi internalizada a operação do site incluindo a central de atendimento e toda área logística; a partir disso, foi criado um plano de crescimento com foco em performance e evolução na experiência de compra do consumidor, atingindo assim, um crescimento de 256% no ano de 2020 e 3410% no período de Janeiro e Fevereiro de 2021.

 

Sobre a Lupo

 

A Lupo é uma fabricante de moda de referência no Brasil. Sediada na cidade de Araraquara, interior do Estado de São Paulo, foi fundada em 1921 e ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, empregando mais de 5 mil pessoas na região. Seu parque industrial é um dos maiores do mundo no segmento, e utilizando tecnologia de ponta e investindo continuamente na diversificação de suas linhas com produtos, é uma das maiores empresas do setor têxtil do país, fabricando moda íntima, meias e roupas esportivas. A companhia, que oferece peças de vestuário para toda a família, tem no total 12 mil itens, atendendo todos os segmentos e estilos. Hoje, conta com mais de 404 franquias em todo o País. Além disso, a marca tem sido reconhecida por vários setores e entidades em nível nacional e internacional como uma empresa moderna, ágil e comprometida com os aspectos sociais, econômicos e ambientais, fornecendo produtos para mais de 3.209 cidades diretamente pela equipe de vendas. As demais cidades são atendidas por revendedores e a Lupo exporta para mais de 30 países. A sustentabilidade é um importante pilar da empresa, que busca constantemente a utilização consciente dos recursos naturais, com reuso e reciclagem, sempre que possível, procurando o aprimoramento do capital humano. É a primeira marca nacional no setor têxtil a alcançar, no INPI, o reconhecimento de marca de Alto Renome, reforçando o quanto está presente no inconsciente e no coração dos brasileiros. Para atender a demanda do mercado fitness, lançou a Lupo Sport em 2010, primordialmente voltada para a tecnologia Sem Costura que consegue tecer as peças a partir do fio, com as compressões diferenciadas ao longo do produto. A atual presidente da Lupo é Liliana Aufiero, neta do fundador, Henrique Lupo.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Encontre a melhor franquia para você

-->