Notícias / Serviços / IR 2023: Confira três benefícios de declarar o Imposto de Renda com antecedência

IR 2023: Confira três benefícios de declarar o Imposto de Renda com antecedência

Diretor-executivo da NTW Resende, Leonardo Oliveira, explica a importância de não deixar para última hora

Compartilhe:   

A Declaração de Imposto de Renda 2023 começou, esse documento é apresentado ao Governo Federal anualmente, nele contém todas as despesas e valores ganhos de uma pessoa ou empresa, no ano anterior. Ao deixar de realizar a declaração, ou ela for incompleta, é provável que você tenha que pagar uma multa. 

“Antes de iniciar o processo da declaração, é necessário verificar se você se encaixa na faixa de obrigatoriedade, caso o retorno seja positivo, poderá partir com o preparo da documentação”. Listamos abaixo alguns benefícios de realizar a declaração com antecedência, de acordo com Leonardo Oliveira, diretor-executivo da NTW Resende. 

1 - Correção e ajustes

Leonardo explica que quando você faz a aplicação do seu IR no portal, pode corrigir quantas vezes quiser até o prazo final, dia 31/05, então se feito com antecedência, você terá tempo de revisar e encontrar possíveis erros que poderão ser corrigidos e ajustados e assim não cairá na malha fina. 

2 - Fila de Restituição

De acordo com o contador, um dos principais benefícios de declarar o IR com antecedência é que, quanto mais cedo você declarar, antes você entrará na fila de restituição.
 

3 - Se preparar para possíveis taxas  

Em alguns casos, mesmo com toda documentação certa e a declaração feita dentro dos prazos estabelecidos, você poderá ter que pagar a taxa de imposto, e ao realizar com antecedência, você terá um tempo hábil maior para se planejar com esse gasto extra. 

“Além dos benefícios, também é importante ressaltar que deixar para a última hora impõe o risco de cair na malha fina e não receber a restituição” finaliza Leonardo. 

Diretor-executivo da NTW Resende, Leonardo Oliveira

*Por Leonardo Oliveira, Diretor-executivo da NTW Resende. 


Sobre a NTW 

A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial é considerada uma das maiores e mais premiada rede contábil da América Latina. A rede de franquias de contabilidade nasceu em 2010, nesse período passou a desenvolver a atividade da prestação de serviços contábeis e financeiros para empresas dos mais diversos segmentos e portes. Os especialistas da NTW assinam semanalmente coluna sobre o Imposto de Renda 2023 exclusivamente a Plataforma Sua Franquia.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?