Mudanças nos hábitos de consumo profissionalizam setor decorativo

Moldura Minuto, uma das maiores redes de molduraria da América Latina, expande seu público com próprio acervo de arte e loja virtual

Alguns setores são exemplos que se profissionalizaram ultimamente pela mudança de hábito de consumo, como as lavanderias que tiveram o serviço aquecido pelo aumento do poder aquisitivo do brasileiro, principalmente da classe C, eram negócios familiares locais que, com o orçamento familiar maior, começaram a incluir mais serviços e hoje são estruturadas em grandes redes.

Outro exemplo é o serviço de molduraria que, assim como o segmento citado, costumava existir no formato de empreendimentos familiares e com uma linha de produção lenta.

Percebendo esse nicho que precisava ser profissionalizado, Antonio Viegas, CEO da rede Moldura Minuto, decidiu trilhar o caminho de empreendedor no lugar da odontologia, sua formação acadêmica.

Ao esperar 15 dias para alguns quadros ficarem prontos, percebeu a grande oportunidade que existia para a profissionalização do serviço de molduraria. Foi então que, com o investimento inicial de R$250 mil, abriu sua primeira loja com 35 m², que já apresentava a gestão, logística e processos de uma mini-indústria. Foi o aprimoramento da linha de produção, organização de todos os itens em estoque e otimização de procedimentos que o fez se destacar tão rápido no mercado e ganhar os clientes. O serviço que levava antes meio mês para finalizar, a rede Moldura Minuto entrega em um dia, tendo hoje em média por dia, 200 pedidos entregues e a média de faturamento de 50 mil reais por loja. Com este modelo de negócio, expandiu para o sistema de franquias, somando hoje mais de 60 unidades pelo país.

Junto à excelência do serviço, Viegas aproveitou cada ponto para agregar a um trabalho completo desde a escolha da arte a instalação: um acervo de arte e fotografia. Muitos entram nas lojas sem saber o que querem, mas abertos à uma consultoria decorativa. Percebendo isso, intensificou a capacitação de vendedores ativos, aliando uma consultoria para aproveitar essa segunda brecha. O serviço completo promoveu o reposicionamento da rede Moldura Minuto em 2019, que aposta na própria curadoria de 200 artistas brasileiros, com até 10mil obras. É a primeira rede de Molduraria da América Latina que expande suas lojas com um acervo de artes e fotografias minuciosamente selecionado, participando do processo de produção do começo ao fim: desde a seleção da obra até a instalação final da obra emoldurada.

“A molduraria é o nosso core business inicial. A introdução do acervo como Galeria de Arte é uma estratégia para aumentar essa demanda de molduras. Com este reposicionamento, temos a expectativa de crescimento de 30% para 2019”, divide Antonio.

Muitos indicadores incentivaram a transformação da rede e no lançamento de uma loja virtual. Um deles, uma pesquisa feita para a Moldura Minuto com arquitetos e designers, identificou a falta de opções diferenciadas de artistas jovens a preços atrativos, tal como a falta de diversidade em vender no mesmo ponto arte e fotografia. Além disso, foi levantada a demanda de acervo de imagens em um e-commerce e a falta de serviço de instalação dos quadros.

Outro indicador é que os hábitos de consumo de arte e fotografia do público consumidor jovem sofreram modificações influenciadas pela cultura da convergência digital, sendo que 71% dos compradores já adquiriram alguma obra de arte apenas pela observação de uma imagem na internet.

Não apenas abrangendo o território nacional, os investimentos em Galerias de Arte continuam em plena expansão, sendo que 85% representa a movimentação do mercado brasileiro no segmento contra 15% do mercado internacional.

Hoje, o sistema de franquia da marca é certificado com 7 selos de excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), sendo que 93% dos franqueados indicariam o investimento para abertura de uma unidade a outra pessoa.

“As pessoas buscam por praticidade, o que fizemos foi unir nossa expertise de 20 anos de atuação no mercado de molduraria ao mercado de arte acessível que cresce cada vez mais no Brasil”, completa o CEO.

Sobre a franquia Moldura Minuto

Há 18 anos no mercado, a Moldura Minuto é referência quando o assunto é decoração com quadros. Com mais de 60 unidades espalhadas em todo o país, a franquia é a única do segmento que possui uma equipe especializada que inclui consultores, arquitetos e designersde quadros, que desenvolve e antecipa as tendências em decoração com quadros, oferecendo aos clientes inovação e requinte. As lojas da rede contam com um ambiente atrativo e interativo, proporcionando inspiração para criar e decorar.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

Fonte: Assessoria - www.suafranquia.com

Encontre a melhor franquia para você