Notícias / Negócios / Balanço da NIELSENIQ|EBIT aponta crescimento de 2% do e-commerce em 2022

Balanço da NIELSENIQ|EBIT aponta crescimento de 2% do e-commerce em 2022

Primeiro semestre de 2022 teve crescimento de 6%, em contrapartida, segundo semestre observou queda de 2%

Compartilhe:   

Relatório feito pela NIELSENIQ|EBIT apontou que o e-commerce teve crescimento de 2% em 2022, impulsionado pelo resultado das vendas online no primeiro semestre do ano passado, quando o setor teve alta de 6%. Entretanto, o segundo semestre foi menos aquecido, sendo que o varejo online cresceu tímidos 2%.

A taxa que mede a contribuição de cada um dos meses no crescimento total do e-commerce em 2022 apontou que janeiro contribuiu em 87%, e fevereiro, em 71%. Maio também foi um mês de destaque e contribuiu em 23%, sendo esses os três meses mais importantes para o crescimento do e-commerce no ano de 2022.

Na análise que avalia o crescimento de cada mês em comparação com o mesmo período no ano anterior, ou seja, 2021, janeiro de 2022 teve alta de 20%, enquanto fevereiro cresceu 18%. Nessa mesma comparação, maio teve um desempenho menor, de 4%.

“Os resultados, em geral, demonstram desaceleração do crescimento do e-commerce no Brasil. Isso ocorre porque vivemos um momento em que há uma retomada do comércio presencial, com o fim definitivo do isolamento social durante a pandemia no Brasil, além de um ambiente com inflação e juros altos. Mesmo assim, o crescimento de 2% ainda representa relevância e estabilidade do setor”, disse em nota o Head de e-commerce da NIELSENIQ|EBIT, Marcelo Osanai. 

Categorias em destaque no e-commerce

Entre os segmentos com os melhores resultados, cabe destaque aos:

  • Perfumaria e Cosméticos, com crescimento de 21,2%;
  • Pet Shop, com alta de 16,3%;
  • Eletrônicos com alta de 10,5%;
  • Casa e Decoração com crescimento de 9,6%.

Quando a comparação é em volume de pedidos, os segmentos de destaque no e-commerce foram Alimentos e Bebidas teve um desempenho estrondoso, com alta de 71,7%, em relação a 2021. O segmento de Perfumaria e Cosméticos também visualizou alta, com crescimento de 22,8%, no mesmo período de comparação.

Fonte

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?