Notícias / Negócios e Serviços / CEO e presidente de conselho: você conhece a diferença destes cargos?

CEO e presidente de conselho: você conhece a diferença destes cargos?

O especialista em governança corporativa Eduardo Valério explica quais as principais funções que cada um ocupa

Compartilhe:   

Dentro de uma empresa podem existir uma grande quantidade de cargos. Os cargos de CEO e Presidente do Conselho administrativo estão entre as ocupações muitas vezes confundidas. De extrema importância dentro das organizações, cada figura tem seu papel, mas qual é a diferença entre eles?

 

Os conselhos de administração, normalmente, são criados a partir do avanço das boas práticas de governança e surgem novas configurações de cargos.

 

O CEO (Chief Executive Officer) representa o diretor executivo em português. É a figura com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização e responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.

 

 

O presidente do Conselho de Administração (em inglês, simplesmente Chairman ou Chairwoman) é o mais alto representante de um grupo empresarial ou empresa individual. De acordo com o especialista em governança corporativa para empresas familiares e diretor-presidente da GoNext Governança e Sucessão, Eduardo Valério, normalmente é a pessoa nomeada pelo conselho e tem autoridade para desligar um CEO, por exemplo.

 

Valério conta que há anos atrás, apenas empresas de capital aberto com ações na bolsa e sociedades anônimas de capital fechado tinham conselhos de administração. “Passados 20 anos esta realidade mudou. A maioria das empresas, incluindo as de sociedade limitada, tem seus conselhos de administração, sejam eles consultivos ou estatutários, mas com a única intenção de melhorar as práticas de governança e performance do negócio”, explica. 

 

DIFERENÇAS

Há diferenças cruciais entre os dois cargos. “O Presidente do conselho tem como responsabilidade de ‘enxergar mais longe’, ou seja, enxergar o planejamento estratégico da companhia para os próximos anos. Tem a responsabilidade de conduzir ou induzir a empresa para um determinado caminho para o futuro; faz isto através de seu papel de presidente, mas sensibilizando a diretoria da empresa. Ele também tem a função enxergar a performance da organização e atua como um auditor dos números apresentados pela auditoria junto com o colegiado da administração. E tem a responsabilidade sobre a qualidade da gestão e como os números apresentados estão sendo construídos”, pontua Valério.

 

 

Já o CEO, que também tem imensa responsabilidade, tem um papel mais propositivo na estratégia do negócio. “O CEO deve propor as estratégias da empresa para o conselho administrativo aprovar. Tem responsabilidade em gerar e entregar os resultados, elaborando o orçamento empresarial e sendo responsável pela execução do orçamento que irá ser traduzido em resultados. São diferenças sutis, porém muito importantes”, destaca o presidente da GoNext. “O primordial é que haja uma perfeita sintonia entre esse trabalho de cooperação entre esses dois órgãos”, completa.

 

QUEM MANDA MAIS?

Há empresas em que o dono é o presidente do conselho e o CEO é contratado. Segundo Valério, esta é uma questão muito comum dentro das organizações.

 

“A questão do poder deve estar claramente definida no protocolo de governança, normas de gestão da diretoria e regras onde são colocados os limites de atuação do presidente de conselho e do CEO. Esse conjunto de regras ajuda a definir e equalizar a distribuição de poder, lembrando que há uma questão hierárquica. Em tese, o poder maior é do Conselho de Administração, mas olhando pelo lado da cooperação, entendemos que o planejamento estratégico vai definir e contribuir para definir as fronteiras de poder”, sintetiza o especialista.  

 

 

GONEXT TALK

Se você deseja saber mais sobre o assunto, a GoNext acaba de lançar o quarto episódio do podcast GoNext Talk com o tema: “Quais são as diferenças entre as funções de CEO e Presidente de Conselho e as melhores práticas para cada função?”. Neste episódio, Eduardo Valério conversa com o jornalista Marc Sousa e dá dicas preciosas para empresários interessados em saber mais sobre governança e sucessão. O podcast está disponível no site da GoNext e também nas plataformas: Anchor, Spotify, RadioPublic, Breaker, Google Podcast e Pocket Casts.

 

Ouça o novo episódio do GoNext Talk: https://anchor.fm/gonext/episodes/Episdio-04-Quais-so-as-diferenas-entre-as-funes-de-CEO-e-Presidente-de-Conselho-e-as-melhores-prticas-para-cada-funo-e18d27t

 

Sobre a GoNext Governança & Sucessão: consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em mais de 180 projetos atendidos no Brasil e nos EUA. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. Em 2021, a consultoria estreou no mercado de franquias, dentro dos planos de expansão da marca. Saiba mais: www.gonext.com.br

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?