Notícias / Negócios e Serviços / Seguros: como funciona a contratação em redes de franquias?

Seguros: como funciona a contratação em redes de franquias?

Saiba quais coberturas de seguros são obrigatórias na maioria das redes, quem são os responsáveis por contratá-las e as recomendações de especialistas no assunto para evitar dores de cabeça

Compartilhe:   

Segundo especialistas, em boa parte das redes de franquias, as contratações de algumas coberturas em seguros já são exigidas no contrato assinado entre franqueadoras e seus novos franqueados. Entre elas, vale destacar seguros referentes à proteção patrimonial e à responsabilidade civil.

“Algumas redes de franquias mencionam em contratos coberturas e capitais e até indicam algum parceiro que já conhece o negócio e suas particularidades para que a convenção coletiva seja cumprida. Porém, grande parte das redes deixam para seus franqueados a procura por consultores locais que os ajudem no desenho das melhores soluções. Infelizmente, o resultado é que, às vezes, as redes sequer sabem se seus franqueados contrataram os produtos que eles mesmos indicam ou se contrataram as coberturas e capitais condizentes com a operação”, relata Richard Freitas, sócio-diretor da protect Soluções, microfranquia de operação home based especializada em levar seguros e soluções administrativas a micro, pequenas e médias empresas.

Henrique Mol, diretor executivo da Bidon Corretora de Seguros aponta que a contratação de seguros para redes de franquias é basicamente a mesma que a praticada no restante do mercado. “Para algumas redes de franquias como, por exemplo, a Acquazero, dependendo da modalidade em que o franqueado se encontra, o próprio contrato exige a contratação de um seguro empresarial para resguardar de quaisquer inconvenientes”, diz. 

Seguros para franqueados

Segundo Richard Freiras, o pacote básico de seguros que todo empresário deveria ter é composto pelos Seguros Empresarial e Vida. O Seguro Empresarial é uma proteção patrimonial contra incêndio, roubo, danos elétricos, vazamento de sprinklers, perda de aluguel e responsabilidade civil.  “Se cliente tropeça, bate a cabeça e vai para o hospital em uma loja, a responsabilidade é do lojista! E mais, imagina se esse cliente vem a falecer? Você tem dúvida de que a família processará o lojista? E se este não tiver o capital necessário para fazer frente a esta demanda judicial, você tem dúvida de que a Franqueadora pode vir a ser acionada? O mesmo raciocínio vale para um incêndio em um restaurante. Ou um funcionário de uma operação de limpeza de residências que cai de um andaime. Em qualquer desses casos, a rede de franquias pode ver seu franqueado ir à falência ou, não sei o que é pior, ter que arcar com parte dos prejuízos causados a terceiros. Temos mostrado a algumas redes de franquias estes riscos a que todos estamos expostos e sensibilizado este importante segmento da economia brasileira da importância de uma melhor gestão protecional dos seus franqueados”, exemplifica sobre a cobertura de um seguro de responsabilidade civil.

Há também produtos com seguros específicos e vitais para a operação. “Quem fabrica e entrega para seus franqueados os produtos a serem comercializados ao consumidor, não pode ficar sem um bom Seguro de Transportes, que proteja as mercadorias em casos de roubo ou danos materiais”, lembra Richard. Já Henrique observa que atualmente existem coberturas específicas, tais como a cobertura de “Responsabilidade Civil para Garagistas”, que cobre os danos causados aos veículos dos clientes nas dependências de um estabelecimento.

Clique aqui e confira mais opções de franquias de Negócios e Serviços

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?