Notícias / Mercado / Live commerce surge como estratégia de sucesso para as vendas para Black Friday

Live commerce surge como estratégia de sucesso para as vendas para Black Friday

As vendas ao vivo e online têm se expandido e tornou-se forma efetiva para atrair, fidelizar e lucrar mais

Compartilhe:   

Sucesso na década de 90, a modalidade de vendas ao vivo retorna com novas possibilidades para o mercado eletrônico nas redes sociais. Em temporadas de grandes promoções no mercado varejista como a Black Friday, que neste ano vai acontecer no dia 25 de novembro, apostar em atendimentos personalizados pode ser um diferencial. Segundo uma pesquisa realizada pela Behup para a Globo, 50% dos brasileiros têm intenção de comprar algo durante este período. O estudo ainda mostra que, em 2021, o e-commerce foi o canal mais utilizado para realizar compras na mesma época, mas que neste ano, a tendência é o consumo omnichannel com a opção de comprar online e retirar na loja.


E como a experiência do cliente pode ser um dos fatores mais decisivos durante a escolha de um novo item, Ronald Bragarbyk, Country Manager da CM.com, afirma que incluir o modelo de live commerce para vender produtos e serviços pode ser um diferencial. “O live commerce é a modernização da técnica de venda que antes era feita pelos canais de televisão e finalizada com um telefonema, o famoso home shopping. Adaptada ao mundo atual, a versão da estratégia de venda em tempo real conquistou o mundo online e se tornou uma forte aliada na hora de atrair e fidelizar os clientes”, ressalta.


Neste cenário, o live commerce apresenta a vantagem de uma experiência de compra totalmente personalizada, propondo um ambiente imersivo e interativo para o consumidor. “A transmissão é feita ao vivo por meio do canal de preferência que pode ser desde mídias sociais até aplicativos e sites. Há também a possibilidade de incluir a presença de influenciadores digitais, o que torna essa modalidade ainda mais atrativa aos olhos do cliente”, destaca o especialista. De acordo com artigo publicado pela McKinsey, o live commerce também apresenta o diferencial de entretenimento, agregando valor e gerando engajamento para marcas, varejistas e marketplaces. 

Outro fator de relevância é a possibilidade de disponibilizar ofertas e cupons de descontos exclusivos para os participantes, gerando a sensação de urgência de compra. Durante a live os produtos são exibidos de forma detalhada, tendo suas funcionalidades demonstradas em 360°, aproximando-se de uma experiência de compra presencial. “Além disso, o consumidor pode interagir e tirar suas dúvidas nos chats que acompanham as transmissões. É uma forma de humanizar a venda, estreitando a relação entre online e offline”, finaliza Ronald.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?